A chegada do seu filhote 5


chegada do filhoteQuando ganhamos, compramos ou adotamos um filhote, nossa cabeça se enche de dúvidas e de perguntas sobre os principais cuidados. Neste artigo, o tema abordado é justamente esse, um assunto que deixa muitas pessoas ansiosas quando um filhote de cachorro vem para o seu lar.

Antes de trazer o novo integrante para casa, deixe tudo preparando a sua espera. O ideal é comprar uma cama, potes para beber água e fazer as refeições, rasqueaderias para a realização da escovação da pelagem e alguns brinquedos, certamente isso irá  deixá-lo muito feliz. Juntamente com a cama do filhote, coloque alguns cobertores ou panos, para mantê-lo aquecido, independentemente se for verão ou inverno. A cama deve ficar em um local mais reservado, sem muito barulho, afinal os filhotes adoram dormir. Se o cachorro ficar muito tempo sozinho em casa, deixe-o em uma área isolada nos primeiros dias, pois o filhote ainda não conhece certos perigos.

O indicado é deixar o cão dentro de casa nos primeiros meses, mesmo que sua intenção seja um cachorro de porte grande para ficar do lado de fora da casa, os filhotes são muito sensíveis e não devem ficar expostos ao tempo no ciclo inicial de suas vidas.

Escolha o nome do filhote antes da sua chegada ou nos primeiros momentos em sua companhia, assim em poucos dias o cão entenderá qual será o seu nome, e logo começará a responder quando for chamado.

Não é necessário gastar muito dinheiro nessa fase inicial do filhote, seja com camas muito caras, excessos de brinquedos, roupinhas, entre outros. Pois seu filhote em poucos meses irá crescer e se tornar um cão adulto. Com isso o tamanho dele mudará, algumas vezes sendo necessário comprar uma cama maior, novas roupinhas, etc.

Cuidados

O recomendado é tirar o filhote da mãe depois dos 45 dias, devido à amamentação e outros fatores.

Quando o filhote chegar a sua casa, com certeza você e toda sua família estarão em um momento feliz e de comemoração, mas para o cão nem sempre é assim. Nos primeiros dias o filhote normalmente se sentirá um pouco confuso e poderá chorar, principalmente a noite. Tenha calma e paciência, afinal ele foi tirado da mãe, de perto dos irmãos e de pessoas que já faziam parte da vida dele. Faça com que ele se sinta confortável, se ele chorar muito ou se ficar inquieto de mais, pegue-o no colo, faça carinho ou até mesmo converse com ele, com um tom de voz calmo, passando segurança e estabilidade. Mas em poucos dias o pequeno irá se habitar com a nova família e ao novo lar.

Filhotes também necessitam de escovação regular da pelagem, faça com frequência para que se habitue ao procedimento da escovação, saiba qual é o tipo de escova adequada para pentear seu cachorro.


Perto da cama do filhote, coloque jornal ou tapetes higiênicos, assim em poucos dias o cão vai aprender que só pode fazer suas necessidades naquele local. Tenha paciência com isso também, no inicio ele não irá entender qual é o local certo para fazer xixi, se necessário existe no mercado gotinhas que são atrativos para cachorros, ajudando a fazerem suas necessidades no local indicado.

filhotes_cestoLeve o cachorro ao veterinário para ver a situação das vacinas e dos vermífugos. Se o cachorro foi comprando em canil especializado, normalmente os filhotes já ganham uma dose da vacina V8 ou V10 no próprio canil. Neste caso, peça a carteira de vacinação e consulte o veterinário. Lembre-se de nunca colocar seu cachorro caminhando na rua até que tenha concluído as três doses das vacinas.

Confira aqui um artigo sobre vacinar ou não vacinar o seu Cão

Alimente seu cão com ração de qualidade. Nesta fase a ração deve ser específica para cães filhotes, verifique na embalagem a quantidade necessária por dia. Deixe sempre água fresca para ele beber e brinquedos para que possa se divertir!

Cuide bem do novo integrante da sua casa, em breve ele será o seu melhor amigo.

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

5 thoughts on “A chegada do seu filhote