Suplementação na Alimentação Natural


Quando iniciamos a alimentação natural em nossos animais de estimação, a primeira dúvida que surge na cabeça é sobre a suplementação. É necessário suplementar animais que consomem AN? A Alimentação natural não é completa?

Sim, a alimentação natural é feita de forma que minimize ao máximo a necessidade dos suplementos. Porém, por mais que tenhamos uma alimentação equilibrada, controlando a quantidade e qualidade do carboidrato, proteína e vegetais ingeridos, sempre teremos nutrientes que estarão deficientes no nosso organismo, principalmente as vitaminas, seja por deficiência na quantidade ingerida, na frequência e até mesmo na forma como o organismo absorve. Portanto, devemos sim suplementar cães e gatos que se alimentam com AN, indiferentemente se a comida for cozida ou crua.

Suplementos

Hoje em dia existem suplementos específicos prontos para alimentação natural, vendidos nos petshops ou diretamente com os nutrólogos. São produtos que contém uma formulação sem aditivos químicos, ricos em vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais. Também temos a opção de suplementos manipulados de fácil acesso em qualquer farmácia (humana ou veterinária).

As principais suplementações são feitas a base de vitamina D3, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, ômega 3 e probióticos para animais saudáveis. Em pacientes especiais, a suplementação pode ser feita de maneira personalizada. Animais com sobrepeso, pacientes renais e hepáticos, com cálculos urinários, e quaisquer outras patologias podem ter uma alimentação natural de boa qualidade, completa e suplementada, dentro do que o organismo precisa naquele momento.

Importante

É importante saber que antes de começar uma alimentação natural ou iniciar o fornecimento do suplemento é indicado um exame de sangue detalhado. Esse exame vai definir quais serão os componentes que precisarão ser observados e acrescidos na manipulação, sua frequência e dose.

 


Créditos:

Dra. Nathalia Breder

Médica veterinária CRMV/RJ 9287

 

Ficou interessado na alimentação natural?

Marque uma consulta com a Dra. Nathalia.  Consulta via Skype ou consultório.

nutrologiaanimal@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*