Tosar ou não tosar? 17


tosa_bebeTosar ou não tosar? Já falamos um pouco sobre as grandes dificuldades que os cães enfrentam no verão. A tosa é uma grande dúvida que atormenta a cabeça dos donos de cachorros com pelagem longa, principalmente na época de altas temperaturas. Neste artigo vamos esclarecer essas dúvidas e analisar as principais vantagens e desvantagens referentes à tosa.

Quando começa o calor, os problemas para o seu cachorro podem iniciar ao mesmo tempo, principalmente se seu cão é “Braquicefálico”, ou seja, focinho curto. Isso faz com que seu cão possa desenvolver dificuldade com a respiração.  Veja algumas raças com essa predisposição: Bulldog Inglês e Francês, Lhasa-apso, Pequinês, Pug, Shih-tzu, entre outras. Se o cachorro tiver a pelagem longa o problema pode ser ainda maior no verão, fique atento a alguns sintomas:

  • Aumento brusco da ansiedade do animal,
  • Batimentos cardíacos acima do normal,
  • Desidratação,
  • Respiração ofegante,
  • A insolação deixa o cão sobre um estresse muito perturbante, então cuidado a exposição ao sol.

Mas e ai, deixar o cachorro peludão ou mantê-lo tosado no verão?

É nítido e perceptível a inquietação dos cachorros com pelagens longas no verão. Esses cães ficam praticamente o tempo todo com a língua para fora da boca e deitados no piso gelado.

Algumas pessoas costumam dizer que os cachorros com pelagem longa aguentam tranquilamente o calor, mas não é bem assim.  Uma coisa é deixar esses cachorros o tempo todo em ambientes com temperaturas agradáveis, a outra é deixar esses mesmos cães em ambientes normais no verão.

Vamos dar um exemplo prático e simples: Imagine você com um cobertor sobre sua pele em um calor de 36 °C. Tente imaginar essa situação, você saindo para o mercado, entrando no carro, indo trabalhar com esse cobertor nas suas costas. Agora imagine essa mesma temperatura, com esse mesmo cobertor dentro da sua casa, mas com o ar condicionado ligado. Nessa segunda opção é até aceitável.  Esse exemplo é para você  tentar entender o que o cachorro com pelagem muito longa sofre no verão. Dentro de casa com ar condicionado e temperatura agradável, tudo bem. Mas, na rua, no sol, no calor, a situação se complica muito.

Tosar os cães de pelagem longa é uma dica para o verão, os cães ficam mais felizes e mais dispostos para brincadeiras e passeios.

Se a opção for a tosa fique atento a pele do animal, pois os cães com pelos mais longos possuem a pele mais sensível que os cachorros com pelagem naturalmente curta. Evite deixar seu cachorro no sol após a realização da tosa, queimaduras solares podem causar muitos transtornos. Mesmo que o tempo esteja nublado e temperatura agradável evite o horário de sol, caso contrário aplique filtro solar para cachorros.

E os cães com pelagem curta, necessitam ser tosados?

A tosa também facilita muito a visualização de pulgas e carrapatos.

tosa_bebe_amamos

E quando o frio chegar?

Calma, pode relaxar! Mesmo que seu cachorro tenha sido tosado, até o inverno ele estará com uma boa camada de pelos novamente. Aproximadamente, 3 a 4 meses, após a realização da tosa, o pet estará com pelos longos. É claro, que ainda não vai ser aquela pelagem enorme, mas com o passar dos meses ele ficará peludão de novo.

E se esfriar de surpresa? A outra opção é utilizar alguma camiseta leve ou roupa no seu cachorro se caso o frio aparecer eventualmente.

Dica:

Nunca se esqueça de manter a água sempre limpa e fresca. Em caso de passeios e caminhada, sempre tenha em mãos uma garrafa com água para seu animal de estimação, a desidratação pode matar.

Não se esqueça de respeitar o horário indicado para passeios no verão. Antes das 10hs da manhã e após as 17hs.

Conheça a diferença da tosa com a máquina e a tosa com a tesoura. Leia o artigo e saiba mais.


17 pensamentos em “Tosar ou não tosar?

  • fernando

    Boa tarde, tenho um pastor de pelagem muito grande, com 9 anos de idade e nunca cortei
    seu pelo, moro no litoral Santista e aqui faz muito calor, e o calor muito forte. Quando meu cachorro era menor, perguntei na época se podia aparar seus pelos e o veterinário disse que não deveria pois e a proteção do animal e não havia histórico para aparar esse tipo de pastor, o que devo fazer, arrisco em cortar ou não devo arriscar, obrigado e agradeço o conselho
    Fernando.

    • Amamos Cachorros

      Muitos acreditam que a pelagem dos cães contribui para aumentar a sensação de calor deles no verão, contudo, isso não é bem assim. A pelagem ajuda para equilibrar a temperatura corporal do cão, servindo como isolante térmico, já que o cão não possui glândulas sudoríparas como nós para realizar a troca de calor, ele utiliza para isso a língua. Porém a tosa se faz necessária em diversos casos, como por exemplo, quando houver a necessidade por questões de saúde, higiene e estética ou quando se trata de alguma raça que foi modificada pelos humanos para ter pelo longo e grosso, sendo que naturalmente a raça não era assim. No caso de pastores, não há necessidade de tosa por causa do calor, condições do ambiente ajudam a decidir: cachorros que vivem em campos abertos com acesso à água de rios, lagos ou piscinas têm necessidades diferentes dos que vivem dentro de casa, jardim ou apartamentos com ar condicionado. Caso decidir por não tosar, a recomendação é escovar o cão várias vezes na semana, pois assim serão retirados os pelos mortos, colaborando para a regulação térmica e qualidade da pelagem, mas se a opção for a tosa, lembrar que o ideal é deixar ao menos 3cm de pêlo para não expor a pele diretamente ao sol, caso contrário poderá ocorrer queimaduras.

      Débora Lemes Silva CRMV/RS 09994

  • Stephanny

    Oi, será q podia me tirar uma dúvida. Tenho um pastor branco que está com o pelo muito amarelado devido a sua mania de se deitar em locais molhados. Percebo q quando abro um pouco, os pêlos mais internos são bem branquinhos. Já tentei dar banho com shampoos branqueadores que n surtiram muito efeito, por isso estou pensando em tosar o seu pelo, mas tenho muito medo de que não volte a nascer do mesmo tamanho. Nos pets q eu fui, nunca fizeram toa de pastor e por isso n puderam me dizer como o pelo dele ia ficar no futuro. Por isso fiquei com mais medo. Queria então saber como vai ficar o pelo dele. Gostaria tbm de uma dica para conseguir fazer com q os pelos dele cresçam mais longos. O pai dele era muito peludo, mas nenhum filhote puxou a ele. O q eu escolhi é o q tem o pêlo um pouquinho mais comprido q o dos outros, mas é meio liso e não comprido e fofo como o do pai. Então queria saber se tem algo q posso fazer para o seu pelo ficar mais longo e pra ele ficar mais peludo e fofo. Obrigada.

  • Duda

    Ola… Gostaria de tirar uma dúvida… Tenho uma lhasa com 5 meses agora, por motivo de alergia com 3 pra 4 meses tive que tosar ela deixando bem baixinho quase no zero o pêlo dela…. Já passaram um mês e pouco parece que o pêlo dela nao cresceu muito…. E agora parece esta ficando diferente, mas grosso e com ondulação… É normal?? O que posso fazer pra ajudar no crescimento do pêlo dela???

    • Amamos Cachorros Autor do post

      Olá, agradecemos o seu contato.
      Após a tosa é normal que nos primeiros meses os pelos cresçam aparentemente desalinhados, devido as camadas de pelo e sub-pelos, mas logo ficará certinho novamente, fique tranquila.

  • Camila

    Olá! Tenho um lhasa apso de 5 meses e gostaria de saber se já posso tosar? Já faço a tosa higiênica, mas queria fazer a tosa bebê. Me falaram que eu tenho que tosar após 1 ano para não estragar a pelagem!

    Obrigada

    • Amamos Cachorros Autor do post

      Infelizmente não temos conhecimento aprofundado sobre a pelagem de Lhasa Aposo. Mas sabemos que até os 6 meses de vida a pelagem do filhote já é totalmente substituída pela pelagem adulta, isso seria no geral para qualquer raça.
      Os cães podem ser tosados a partir dos 4 meses, desde que já tenham em dia todas as vacinas.

  • Beatriz

    Boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida: Precisei passar a zero nos meus 2 cães,eles são da raça Maltês! É verdade q o pelo pode crescer diferente do q era antes? Cada um me fala uma coisa e não sei mais no q acreditar! Alguem me responde por favor! Obrigada

  • Márcia

    Olá, adotei um cão que deve ter entre 7 e 8 anos, pelo que pesquisei trata-se de um mix de terrier irlandês, estava com tosa de shinauser quando peguei, em novembro, agora os pelinhos estão mais longos, cerca de dois dedos. Ele vive em apartamento e só sai pra passar na sombra ou a noite. Gosta de deitar encima de tapetinhos que espalhei pela casa, mandei tosar bem a parte da barriga Não noto que fique ofegante nem passa muito tempo com a língua de fora. Estou em dúvida se devo ou não baixar um pouco do pelo. Podem me ajudar?

  • Brunna

    Bom dia, tenho uma yorkshire de 1 ano e 1 mês, ela não se adaptou a ração de adultos e ontem apos comer vomitou só um líquido amarelo, ela estava cheio de nó nos pelos, ela foi ao pet e deixaram ela com o pelo bem baixinho passaram a máquina /: agora ela está com a pele quente, e triste. É normal ?

  • João Pedro

    Meu cachorro (LhasaApso) deita no piso gelado msm no frio. Ouvi diser que não preciso tosar ele por que o pelo também protege no calor fazendo com que não chegue ar quente na sua pele

  • Lubia

    Boa tarde, tenho um yorkshire de 5 meses, ele é bem ativo e brincalhão, ( meu xodó), está começando o calor e ele parece estar incomodado com os pelos crescidos. Já posso fazer a tosa baby?

Os comentários estão desativados.