Sobrepeso Canino


obesidade_4Pesquisas comprovam que no Brasil 25 à 30% dos cães estejam acima do peso adequado, causando o sobrepeso Canino. Obesidade: Nome cientifico dado a condição patológica, resultado de um acumulo de gordura além do necessário para o organismo. Em condição disso a deterioração e o excesso prejudicam as funções no geral e a vida em si do animal. Com a obesidade os problemas começam a aparecer, dentre eles: Diabete Mellitus; lipidose, problemas respiratórios e cardíacos, intolerância a glicose. Em circunstância disto, a possibilidade de um surgimento de um câncer pode aumentar inúmeras vezes, além da resistência extremamente baixa, ficando indefeso a agentes infecciosos, dentre outros.

A vida saudável dos animais começa com uma dieta adequada. Muitas vezes acabamos cedendo e dando a eles algo que não deveríamos, mas devemos ter a consciência que fazemos isso para bem dos nossos pets. Eles não sabem o que podem e o que não podem comer, o que fará mal ou não. Quase tudo que oferecermos para os cachorros eles irão comer, então devemos ter um pouco mais de atenção se queremos que os nossos amigos não sofram no futuro.

As rações no geral já vêm com uma medida adequada a ser dada aos pets, se dermos a mais do que o indicado, o resultado será obvio, eles irião engordar aos poucos. Um dos grandes problemas são os petiscos e biscoitos, que deveriam ser oferecido ao animal quando eles fazem algo que pedimos, como por exemplo: senta. Mas infelizmente não é assim que normalmente ocorre, acabamos dando a qualquer momento biscoitos, bifinhos e todas aquelas guloseimas que o mercado disponibiliza. Devemos saber que isso não é alimento, mas sim apenas um pequeno complemento que vai fornecer muitas calorias além do necessário ao animal, então cuidado com os excessos.

Você da comido normal para seu cão? Hummm, se ele ainda não está obeso, aguarde, ele irá ficar. Mas calma, ainda hà tempo para corrigir você primeiramente e depois seu Pet, afinal, o seu cachorro não vai ao mercado fazer as comprar né? Damos a eles o que queremos que ele comam. É, muitas vezes a culpa do sobrepeso canino também é nossa, é difícil de aceitar, mas essa dura realidade pode acabar com a vida do nosso amigo. Você sabia que alguns alimentos podem até mesmo matar seu cão? Eles são extremamente tóxicos para cachorros.

E agora?

Se seu cachorro foi diagnosticado com obesidade, as mudanças devem começar a ocorrer no exato momento. Primeiramente eliminam-se tudo que seu Pet não possa comer, lembrando sempre que existe uma grande diferença em alimentação Humana e alimentação dos animais. Calorias vazias, como biscoitos e petiscos também devem ser restringidos. Se você não costuma levar seu cão para caminhar, esse é o melhor momento para iniciarem uma boa atividade física, lembrando que no inicio as caminhadas devem ser lentas e mais curtas, mudando a intensidade e a distância com o passar dos dias. Existe no mercado rações especiais para cães acima do peso, que garantem uma boa nutrição e irão ajudar a diminuir algumas calorias extras. Também pode incluir na dieta algumas frutas e vegetais, esses alimentos são ótimos para a saúde e alguns cães adoram.

obesidade_3Como saber se seu cão está ficando obeso? Uma boa tática que normalmente nunca falha é colocar as mãos nas costelas do seu cão, se não conseguir sentir as costelas do animal, comece a ficar de olho, pois as chances dele estar acima do peso são grandes.

Lembre-se de consultar sempre um veterinário.