Yorkshire Terrier


yorshireYorkshire, um cachorro adorável, aventureiro, fofo, brincalhão, com personalidade muito forte, um pouco teimoso e alguns podem ser agressivos com estranhos ou outros cães.  São muito inteligentes e gostam de serem treinados. A paixão dos Yorkshire é ficar no colo e ganhar carinho, tem uma afeição grande pelo amor da sua família. A raça York é excelente para casais ou quem vive sozinho, gosta de crianças e não se chateia com facilidade.  É uma raça que se adapta a família, se a família for calma, ele também será, ou vice versa. Alguns latem bastante, mas se educado desde filhotes isso não será um problema.

O Yorkshire é um dos cachorros preferidos para companhia.

 

Origem:

Grã-Bretanha é o lar dos Yorkshire Terrier, porém existem muitas opiniões diferentes sobre a origem deste cão elegante. Yorkshire Terrier participou da sua primeira exposição em 1862, foi apresentado como uma nova raça especial, após essa raça foi incluída no grupo dos Terriers de pelo duro. Antes disto ocorrer já existia muitos Terriers  expostos, classificados de Escoceses ou pelo duro. O mais predominante era o Clydesdale terrier, o Paisley terrier e o Skye terrier, todos eram originados das regiões da Escócia. Muitos deles durante o período da Revolução Industrial acabaram parando na Inglaterra.

O Skye Terrier era proveniente da Ilha Skye, localizada na costa oeste da Escócia, esses cães pesavam em torno de 7 a 9 Kg. Essa raça se destacava por ter o dorso alongado, pelos lisos e ao mesmo tempo ásperos com camadas de subpelos. Essa raça adorava desentocar texungos. Já os terrier da cidade eram usados como cães domésticos e ajudavam a caçar ratos. Já o Clysdesdale era azul aço escuro e fulvo, enquanto o Paisley era mais claro. Ambos pesavam em torno de 5 a 7 Kg. Ocorreu um processo de transição desses Terrier para o Yorkshire Terrier, porque todos apresentam varias características semelhantes ao York de hoje.

Ocorreu o acasalamento com os cães locais, entre eles estavam o Manchester terrier, o terrier miniatura preto e castanho, o Halifaz fawn e o Silly terrier, todos estes são responsáveis pela origem do Yorkshire Terrier. Na época algumas pessoas sugeriram que o Maltês se acasalasse varias vezes com o Yorkshire para melhorar a qualidade e textura da pelagem do último.

Cachorros miniaturas:

Houve a primeira exposição canina na Inglaterra em 1859, desde aquela época a moda se ter cachorros miniaturas se fortaleceu. Com a procura de cachorros cada vez menores, em pouco tempo o cachorro rateiro que pesava 5 a 7Kg foi reduzido para 3 a 4Kg. E logo após conseguiram reduzir ainda mais o tamanho do York, alguns chegavam a pesar dentre 1 a 2Kg. Esses cachorros miniaturas participavam de grandes exposições, ganhavam prêmios e se tornavam cada vez mais populares. O valor cobrado por esses cãezinhos era alto, no inicio somente as classes melhores de Londres e sul da Inglaterra conseguiam adquiri-los.

yorshirePelagem:

Longa, lisa e brilhosa. Para manter os pelos sempre lindos e sedosos, o ideal é escová-los todos os dias, ou pelo menos um dia sim e um dia não, usando sempre Rasqueadeiras ou escova sem bolinhas nas pontas. York não é um cachorro com tendência a perder muitos pelos, principalmente se você escová-lo seguidamente, removendo assim os pelos mortos.

Para facilitar os cuidados com a pelagem e o sofrimento com o calor, alguns donos optam pela tosa normal ou tosa bebê.

Banho: são cachorros que necessitam de banho seguidamente, em torno de 10 a 15 dias no máximo. Sempre usando shampoo, condicionador, água morna e após o banho sempre secá-lo com secador.

  • Raça: Yorkshire Terrier
  • País de origem: Grã-Bretanha
  • Nome Original: Yorkshire Terrier
  • Utilização: Companhia
  • Porte: Pequeno
  • Temperamento: Dócil, alegre, inteligente.
  • Adestrabilidade: alta
  • Expectativa de vida: 12 a 15 anos
  • Grupo 3
  • Ranking da inteligência: 27º

 

Curiosidades:

Os YorkShire pertence ao grupo 3, são cães de companhia, ótimos como alarme e alguns caçam pequenos mamíferos, por instinto dos seus antepassados. Se alguém bater na porta da sua casa ou se ele escutar algum barulho estranho certamente o York irá latir.

É uma raça muito inteligente, gostam de serem adestrados e treinados, com poucas repetições os Yorks conseguem aprendem a inúmeros comandos. Também adoram nadar, mesmo sendo pequenos eles gostam muito de brincar na água.

Alimentação: Utilizar somente ração da linha Super Premium, se necessário pode incluir um suplemente de Omega 3.

 

PADRÃO DA RAÇA CONFORME F.C.I (Fédération Cynologique Internationale)

APARÊNCIA GERAL: de pelagem longa; o pêlo cai perfeitamente reto, repartido por uma linha que se estende da trufa à extremidade da cauda, de maneira igual para cada lado. Muito compacto e de contorno definido, porte imponente (empinado), oque lhe confere um ar importante. O conjunto de suas formas revela vigor e boasproporções.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: alerta, inteligente, terrier de companhia. Cheio de vivacidade e índole igual.

CABEÇA

REGIÃO CRANIANA

Crânio: mais para pequeno e plano, não  muito proeminente ou arredondado.

yorshireREGIÃO FACIAL

Trufa: preta.

Focinho: não muito longo.

Maxilares / Dentes: perfeita, regular e completa mordedura em tesoura. Os dentes são bem alinhados com maxilares de igual comprimento.

Olhos: de tamanho médio, escuros, brilhantes, com expressão inteligente e  de inserção frontal. Não proeminentes. Bordas palpebrais escuras.

Orelhas: pequenas, em forma de V, portadas eretas, sem serem muito afastadas, revestidas de pelagem curta, de cor fulvo saturado e intenso.

PESCOÇO: de bom comprimento.

TRONCO: compacto.

Dorso: plano.

Lombo: bem firme.

Costelas: moderadamente arqueadas.

CAUDA: normalmente cortada.

Cortada: de comprimento médio com profusão de pelos, com cor azul mais escuro que o restante do corpo, especialmente, na extremidade da cauda. Portada  um poucomais alta que o nível do dorso.

Não Cortada: coberta de pelos, de coloração azul mais escuro que o restante do corpo, especialmente no final da cauda. Portada um pouco mais alta que o nível do dorso. Tão reta quanto possível. O comprimento deve dar ao cão uma aparência equilibrada.

MEMBROS

Anteriores: pernas retas, bem revestidas de pelagem fulvo dourado intenso, levemente

mais claro nas pontas que nas raízes, não ultrapassando acima do nível dos cotovelos.

Ombros: bem inclinados.

Posteriores: vistos por trás, membros perfeitamente retos. O joelho é moderadamente angulado. Bem revestidos de pelagem fulvo dourado intenso, cujas pontas são alguns tons mais claros que as raízes, não ultrapassando acima do nível dos joelhos.

yorkshire buddyPATAS: redondas;  unhas pretas.

MOVIMENTAÇÃO: livre com boa propulsão. Anteriores e posteriores trabalham corretamente direcionados para frente, mantendo a linha  superior  nivelada.

PELAGEM

Pêlo: no tronco, o pêlo é moderadamente comprido, perfeitamente reto (sem ondulações), brilhante; de textura fina e sedosa, nunca lanosa. Na cabeça, é longo, de cor castanho dourado intenso, e de cor mais saturada nas faces, na base das orelhas e no focinho,  onde o pêlo é bem longo. A cor castanho da cabeça  não deve alcançar o pescoço. Na pelagem, não poderá haver, absolutamente, qualquer mescla de pelos escuros ou encarvoados na cor castanho.

COR: azul aço escuro (nunca azul prateado), estendendo-se do occipital à raiz da cauda, jamais mesclados de pelos fulvos, bronze ou escuros. No peito, a pelagem é castanho intenso e brilhante. Todos os pelos de cor castanho são mais escuros na raiz que no meio, ficando ainda mais claros nas pontas.

PESO: até  3,100 quilos.