Shih Tzu


shih tzuO Shih Tzu é uma raça totalmente doméstica, é um fiel companheiro, indicado para vida domestica em áreas urbanas.  São extremamente dóceis e não dispensam um bom carinho. São brincalhões, gostam de crianças, é um cão tranquilo, independente.

É um cão com personalidade forte, que exige muita atenção e afeição.  É um cão ativo, vigoroso e está sempre alerta.

É indicado para apartamentos e casas, mas no geral não devem dormir fora de casa, ou seja, não é um cão para pátio.  Quando necessário, se adapta bem sozinho, em caso do dono ter trabalhar e não ter com quem deixá-lo.

Histórico e origem da raça

Após inúmeros cruzamentos entre raças chinesas e tibetanas, surge o Shih Tzu. A cruza que obteve maior sucesso para o surgimento desta raça, foi o acasalamento entre o Pequinês e a Lhasa Apso. O nome Shih Tzu significa leão.

 

A verdadeira raiz dos Shih tzu é o Tibete, mas no geral a raça foi desenvolvida na china, essa raça era encontrada com frequência nos monastérios, onde acabaram ficando com a fama de amuletos da sorte, também eram muito protegidos, pois faziam parte da família imperial chinesa, eram cachorros de companhia que viviam na “cidade sagrada”, local do palácio imperial.

Somente a partir de 1928 que essa raça adorável começou a fazer parte dos lares chineses.

A raça foi reconhecida pelo FCI em 1957 e pelos americanos em 1969. Após isso a popularidade da raça só aumentou,  chegando a ser a segunda raça mais registrada no Japão no ano de 1988. No Brasil é uma raça que cresce a cada dia.

Lenda

Conta uma antiga lenda chinesa que os Shih tzu foi o símbolo de um amor impossível entre uma princesa chinesa e um Mongol (povo do Tibete). Segundo a lenda, o casamento entres ambos era inadmissível, devido a grande rivalidade entre os povos. Perante isso os apaixonados resolveram misturar um legítimo representante da china, o Pequinês, com um representante da Tibete, o Lhasa Apso. O resultado desde amor, a cruza entre as duas raças teria dado origem ao Shih Tzu.

Ainda hoje, dizem que o Shih Tzu representa o amor e tudo o que hà de bom entre esses dois povos.

shih tzuCuriosidades

As primeiras descrições do Padrão da Raça do Shih tzu elaborado pelo kennel club de pekin, foram um pouco embaraçosa e ao mesmo tempo muito curiosa.  Dizem o que os Shih tzu tem cabeça de leão, patas de camelo, dorso de urso, orelhas iguais a folhas de palmeira, cauda de um espanador, dentes parecidos com grãos de arroz, língua em formato de pétala, e sua movimentação é igual ao peixe dourando.

  • Raça: Shih Tzu
  • País de origem: Tibete
  • Pais patrono: Grã-Bretanha
  • Utilização: Companhia
  • Necessidades de exercícios diários: Baixa
  • Porte: Pequeno
  • Adestrabilidade: Media/Alta
  • Temperamento: Carinhoso, alegre, independente
  • Expectativa de vida: 13 a 16 anos
  • Grupo 9
  • Ranking da inteligência: 70º

 

Cores

São permitido todas as cores.

No caso dos particolores, ou seja, com duas a três cores no mesmo cão, é necessário ter uma macha branca na testa e na cauda.

Cores sólidas também são permitidas, apenas uma cor.

Pelagem:

Os Shih Tzu possuem pelagem grosa e longa, suas afeiçoes são muito curiosas, possui longos pelos e enormes bigodes, dando a essa raça uma aparência toda especial e única.

Longa e extravagante. Pelos longos, densos, lisos, com camadas de subpelos moderadas.

No geral não soltam muito pelos. É necessária a escovação regular para a remoção dos pelos mortos.

Muitos donos optam pela tosa com a máquina ou tosa bebê dos Shih Tzu, devido ao calor extremo no verão e pela facilidade dos cuidados com a pelagem.

Shih TzuSAÚDE

Pele

Apesar da sua longa pelagem, a pele dos Shih tzu é muito sensível. Problemas de pele é uma grande causa das visitas ao veterinário. Quando tosado é necessário ter cuidado com o excesso de sol, podendo causar queimaduras na pele.

Assim como o Pug, Pequinês, Lhasa Apsa, Bulldog Inglês, os Shih tzu também são braquicefálicos. Devido à cabeça curta e redonda com focinho achatado. Neste caso também necessitam de cuidados especiais.

Tamanho e Peso:

Altura medida na cernelha: Maximo 27 cm

Peso: 4 a 8Kg

Banho

É indicado o banho semanal ou a cada 15 dias. Usando sempre shampoo e condicionar de boa qualidade. É necessário também fazer o uso do secado, secando toda a pelagem e a raiz dos pelos. Deve usar rasqueadeiras ou escovas sem bolinhas nas pontas para manter os pelos sem nós e desembaraçados.

Alimentação

No geral são cães com bom apetite, mas deve-se ter cuidado com os alimentos tóxicos para cães e com o excesso de ração. Deve ser alimentado sempre com ração de boa qualidade, garantindo assim uma vida saudável com pelagem esbelta.

Existe disponível no mercado ração produzidas especialmente para os Shih Tzu, que foram desenvolvidas para suprir todas as necessidades da alimentação e saúde desta raça. É recomendado a alimentação com ração da Linha Super Premium. 

shihtzuMaternidade

Na grande maioria os Shih tzu são boas mães, normalmente o parto é tranquilo e nascem em torno de 3 a 6 filhotes por ninhada. As mães são muito cuidadosas e carinhosas com os filhotes. Quando a cadela engravida é indicado à tosa, assim será mais tranquilo na hora do nascimento e da amamentação dos bebês.

Aparência geral:

Possui porte pequeno, olhos grandes, escuros e bem separados.  Pelagem longa, outra característica forte desta raça é seu longo bigode. Os shih tzu possuem uma aparência diferente e encantadora. Cabeça larga e redonda, focinho curto e ligeiramente quadrado.  Orelhas compridas, cobertas por uma longa pelagem. A cauda é alta, enrolada sobre o dorso e muitos pelos.