Shar Pei


shar-peiCom aparência exótica e comportamento tranquilo, costuma ser dócil com seus familiares, porém desconfiado com estranhos. O Shar Pei ficou conhecido por ter sua pele solta e com muitas rugas espalhadas no seu corpo, principalmente nos filhotes. Já nos cães adultos, as dobras podem permanecer apenas na cabeça, ombros e pescoço.

Seu excesso de pele o deixa exatamente charmoso. É conhecido por ser o cão mais enrugado do mundo.

 Histórico e origem da raça

A história do Shar Pei é difícil de descrever, pois a maioria dos registros referentes a essa raça foram extraviados quando a China se tornou comunista.

O Shar Pei é uma antiga raça de origem Chinesa. Alguns indícios afirmam que essa raça existiu antes mesmo na nossa Era nas Províncias marginais do Sul do mar de China.

Dizem que sua origem foi em uma cidade de “Dah Lat”, na província de Kwun Tung. O Sharp Pei era utilizado como cão de combate, guardião de templos, caçador de Javalis e vigia de rebanhos.

No ano de 1947 os cachorros foram proibidos na China. Em 1970 alguns cães foram exportados de Hong-Kong para os EUA. Em 1980 foram exportados para a Europa.

 

  • Raça: Shar Pei
  • País de origem: China
  • Utilização: Segurança, defesa, companhia.
  • Porte: Médio
  • Necessidade de exercícios diários: Média
  • Adestrabilidade: Média/Alta
  • Expectativa de vida: 9 a 11 anos
  • Temperamento: Independente, leal, calmo.
  • Grupo 2
  • Ranking da inteligência: 51º posição 

 

shar peiTemperamento

Possui um temperamento dominador e independente. As vezes é agressivo com outros cães, mas com seu dono e familiares é um cachorro equilibrado, calmo e afetuoso. Não tem o hábito de latir e não gosta de muito agito.

A educação do Shar Pei deve ser firme e ao mesmo tempo suave. É bastante desconfiado com estranhos.

É um cão de porte médio que necessita exercitar-se diariamente. Costuma adaptar-se bem em apartamentos, mas adora ter espaços para brincar e gastar  sua energia.

O Shar Pei não é indicado para pessoas que possuem o sono muito leve, pois normalmente rocam muito, até mesmo quando não estão dormindo. O motivo dos roncos são os excessos de carnes esponjosas nas narinas, causando então o ronco natural.

 

Higiene

Necessita de pelo menos uma escovação semanal para a remoção dos pelos mortos.

Na hora banho costuma ser tranquilo,  porém seu dono precisa dar uma atenção em especial as inúmeras dobras existentes no corpo no Shar Pei. Essas dobras devem ser secadas após o banho e também precisam de uma limpeza regular. Caso contrário poderá criar fungos ou ter problemas de pele.

Quando tomam água saem molhando por tudo, devido aos excessos de “gomos” que possuem em baixo da boca.

É uma raça especial que necessita de diversos cuidados e atenção.

Curiosidades

Atualmente já existe o Míni Pei, pesando em torno de 15Kg e medindo aproximadamente 35 com. Porém o Míni Pei ainda não foi reconhecido pelo F.C.I

Saúde

Problemas de pele. Devido às rugas pode desenvolver o entrópio, isso ocorre quando a pele encobre o olho, muitas vezes causando a cegueira. Tratamento: cirurgia plástica.

Pelo

Eriçado, raso, curto e duro.

Quando se toca num Shar Pei pela primeira vez, a primeira reação é dizer que seus pelos são bem duros. O significado da palavra Shar Pei é “cão areia”, esse seria um dos motivos por sua pelagem ser tão diferente.

sharpeiCor

A cor da pelagem deve ser sempre unicolor. Preta, fogo, marrom, bege e creme.

Tamanho/Peso

O tamanho deste cão deve ser entre 44 cm a 51 cm na cernelha.

O peso aproximado é de 20Kg

Cabeça

Possui crânio chato e largo. Stop Leve. Nas bochechas e testas haverá profusões de pregas, que se alongam para baixo formando uma barbela pesada.

Focinho

 Largo deste a raiz até a ponta.

Língua

Nós cães de pelagens mais claras, a língua será de cor lavanda sólido. Nas demais cores a língua será preta azulada com gengivas pretas.

Olhos

Profundos, amendoados, pequenos, com cor escura.

Orelhasshar pei

Devem ser pequenas, ásperas, triangulares, inseridas muito altas, caídas rente à testa.

Corpo

Poderosamente musculoso, forte, espesso com barbelas. Peito deve ser largo e profundo.


Cauda

Moderadamente longa, erguida, reta ou apertadamente enrolada.