Pequinês


pequines brancoPequinês é um cão de porte pequeno, mas isso não impede a sua valentia, principalmente para defender seu dono, porém ao mesmo tempo é equilibrado. Possui uma aparência leonina. É orgulhoso, inteligente, ciumento, leal, dócil, afetuoso e reverencioso com seu dono. Despreza o que não lhe interessa. É um cão de muita coragem. Sua expressão está sempre alerta em tudo. Possui os olhos grandes, focinho achatado, pelagem exuberante e rebola ao caminhar.

Padrão da Raça:

Aparecia Geral:  O Pequinês é Pequeno, possui pelagem longa e extravagante, aparência leonina, lembrado um pequeno leão. A beleza de sua pelagem cativa os olhos humano.

A cabeça é mais achatada do que longa, crânio: liso e profundo entre as orelhas.

Focinho: O focinho do pequinês é extremamente curto, a cor deve ser preta, igual aos lábios.

Face: Possui rugas. No rosto os pelos são sempre curtos e ralos.

Olhos: Grandes e brilhantes. Deve-se ter um cuidado especial com os olhos dos peke, pois como o focinho deles é extremamente pequeno, qualquer briga com outros cães, podem machucar seriamente os olhos, muitas vezes deixando cegos.

Cauda: Alta e firme, enrolada na ponta, com muitas franjas.

Pelos: Pelagem em abundância, extremamente longa. Possui franjas em grandes quantidades nas orelhas, parte posterior dos membros, dedos e cauda. O pequinês possui duas camadas de pelo: o Pelo e o subpelo.

Troca da pelagem: O pequinês faz a troca do Subpelo duas vezes por ano, esse período da troca pode variar entre duas a quatro semanas. É aconselhável fazer a escovação diariamente nesta época.

Cores: Todas as cores de pequineses são permitidas, exceto fígado e albino.

Tamanho ideal.

Machos: Não podem ultrapassar 5Kg

Fêmeas: Maximo 5,4Kg.

pequinesFicha técnica:

  • Raça: Pequinês
  • Grupo: 9
  • Ranking da inteligência: 73º
  • País de origem: China
  • Nome Original: Pekingese
  • Utilização: Companhia
  • Porte: Pequeno
  • Necessidade de exercícios diários: Baixo
  • País Patrono: Grã-Bretanha
  • Adestrabilidade: Média/Alta.

História da raça:

Estima-se que o Pequinês é um dos cachorros mais antigos do mundo. Acredita-se que ele exista há pelo menos 2 mil anos. O cachorro pequinês era julgado como sagrado na China Imperial, pois sua semelhança era parecida com um Leão. Até mesmo os camponeses tinham que prestar suas honras na presença do cão, pois ele representava sinônimo da nobreza. Quando o pequinês aparecia, todos já sabiam que ele estava anunciando a chegado do imperador/Imperatriz. O pequinês era sinônimo de luxo na China imperial, ou seja, ainda é considerado com grande dignidade de nobreza.

Lenda de um amor impossível

Há séculos atrás uma lenda conta que um leão se apaixonou por uma macaquinha, mas para que os dois pudessem viver felizes, teriam que primeiro apresentar-se diante do Deus Hai-Ho, no qual disse: “Se estás disposto a sacrificar a tua estatura e a tua força por amor a esta macaca, consinto que te cases com ela”.

O leão, sem pensar duas vezes, aceitou e casou-se com a macaquinha, no qual o resultado dessa união foi o nascimento do cão pequinês. No qual representa o orgulho do leão das selvas e a nobreza e graça de uma macaquinha.

Essa lenda nunca foi cientifica, mas teve sua origem na china, ela significa um pouco mais dos mistérios deste cão incrível e especial que é o pequinês.


pequinesDicas:

Escovar a pelagem do pequinês regularmente, pelo menos 3 vezes por semana, evitando assim noz e removendo os pelos mortos, mantendo assim sempre uma aparência de uma pelagem saudável e brilhante.

Banho: Os pequineses são cachorros quase sem odor, sem sua maioria, aguentam tranquilamente mais de 15 dias sem cheiro algum. O recomendado é dar banho a cada 15 dias no verão e no inverno pode chegar a ficar em torno de 25 dias sem precisar de banho. Utilize sempre água morna durante o banho, mesmo no verão. É necessário também usar shampoo e condicionador para desembaraçar os pelos,  jamais deixe de secá-lo com secador na temperatura fria ou média.

Alimentação: Utilizar somente ração da linha Super Premium, se necessário pode incluir um suplemente de Omega 3.

Tosa: Pequinês é um cachorro com uma bela pelagem, mas se mesmo assim resolver tosá-lo é indicado que seja realizado a tosa com a tesoura, não com a máquina. A pele do pequinês é muito sensível e muitos apresentam alergia após a tosa com a máquina.

Deve-se ter uma atenção redobrada com os pequineses de pelagem longa no verão, evitando caminhadas e sol nos horários mais fortes.

pequines hankCuriosidades:

  • Em 2012 um Pequinês de 11 anos, chamado Malacky ganhou a Competição Canina do Westminster Kennel, de Nova York (EUA), o cão é descrito pelo seu dono como “digno, devotado, companheiro maravilhoso e charmoso ” Foi a primeira vez em que um pequinês conquistou o primeiro lugar neste concurso, que já está na sua 136O  edição. Malacky já possuía 115 títulos de apresentações caninas.

 

  • Um Pequinês Brasileiro chamado Hank Pequinês é um sucesso na web. Seu perfil no aplicativo do instagram possui mais de 42 mil seguidores espalhados pelo mundo inteiro. Hank é um Pequinês macho com pelagem branca. Ele adora fazer poses e tirar fotos. Perfil no instagram @hankpequines

  • Hank possui um cupom de desconto no site da www.zeedog.com.br Usando o cupom HANKPEQUINES você ganha 10% de desconto nas compras feitas no site da Zee.Dog.