Pastor Belga


pastor_belga_principalO Pastor Belga é um lindo cão de guarda ou companhia, possui porte médio, é elegante, olhar esperto e atento. Essa raça possui quatro variedades:  Groenendael, Malinois, Robusto e Laekenois.  Cada variedade possui uma pelagem diferente, mas indiferentes disso, todos os pastores Belgas tem o faro aguçadíssimo e também são cães muito inteligentes.

É um cachorro harmonioso, rústico, habituado a vida ao ar livre, foi criado para conseguir resistir ao tempo, indiferente da estação do ano.

É um vigilante e sempre atento. O pastor belga possui olhar esperto e investigador, demonstrando sempre a sua inteligência e seu equilíbrio. É uma raça muito valente e temperamento alegre.  Gosta de trabalhar de ficar na companhia da família e do seu dono.

Origem e histórico da raça.

No final do ano de 1800, na Bélgica existia um número muito grande de cães que eram capazes de conduzir rebanhos. A espécie desses cães era diferente dos demais, pois  possuíam uma pelagem de extrema diversidade.

Juntamente com o professor A. Reul, da escola de Medicina veterinária de Cureghem, constituíram um grupo para colocar ordem. O Professor é considerado um verdadeiro pioneiro e fundador da raça Pastor Belga.

Entre os anos de 1891 e 1897 que a raça nasceu oficialmente. Em 29 de setembro de 1981, foi fundado em Bruxelas o primeiro clube do Cão Pastor Belga. Em 15 de novembro do mesmo ano, o professor A. Reul organizou em Cureghem uma reunião, no qual contava com 117 cães, com isso conseguiu escolher os melhores exemplares da raça.  Nos próximos anos foi realizado varias seleções, sempre praticando uma extrema consanguinidade sobre alguns reprodutores.

No dia 03 de abril de 1892, o primeiro standard bem detalhado da raça foi redigido pelo Clube do Cão do Pastor Belga. Uma só raça dói admitida, com 3 variedades de pelos. Nesta época poucas pessoas tinham um pastor Belga, e a raça ainda era pouco prestigiada. Como consequência deste fato, em 1901 os primeiros Pastores Belgas foram devidamente registrados no livro de Origens da Société Royale de Saint-Hubert (L.O.S.H)

Após os anos seguintes, os dirigentes da cinofilia pastoreia belga, trabalharam em cima para corrigir os defeitos e unificar os tipos. Em 1910 o tipo e o caráter do Pastor Belga haviam sido fixados. Durante a história do Pastor Belga, as questões das diversas variedades e das cores admitidas acabaram dando espaço a inúmeras controvérsias. Mas por outro lado, quanto à morfologia, ao caráter e a opinião para o trabalho, nisso nunca ouve desacordo.

  • Nome: Pastor Belga
  • País de origem: Bélgica
  • Nome no país de origem: Groenendael. Malinois. Laekenois. Tervuren
  • Utilização: Cão pastoreio, guarda e companhia.
  • Adestrabilidade: Alta
  • Porte: médio/grande
  • Necessidade de exercícios: Alto
  • Grupo 1
  • Ranking da Inteligência: 14º posição

Aparência Geral

É um cão harmoniosamente proporcionado, elegante e com presença poderosa. Tamanho médio, com musculatura forte e ao mesmo tempo seca.  Gosta de acompanhar a vida ao ar livre.


pastor belgaCuriosidades

A raça Belga é dividida em quatro tipos de cães, todos os cachorros são muito parecidos, porém o comprimento e a cor da pelagem variam.

O mais popular de todos é o Groenendael, possui uma pelagem longa, lisa e nega. Com aparência densa e abundante. O Groenendael fez muito sucesso na primeira guerra mundial, no qual se mostrou valente, independente e destemido, mas sempre ao lado do seu dono.  Além de ser um cão muito educado.

O Pastor Belga Malinois é um exemplar de pelo curto, com a coloração fulva encarvoada, sempre com mascara preta. Foi desenvolvido na região de Malinois. Na Bélgica ele é o pastor mais popular. Possui ótimas qualidades como guarda, é muito leal ao dono e inteligente. Em vários países, o Pastor Belga Malinois é utilizado por equipes de policiais.  Normalmente é desconfiado com estranhos.  O Pastor Belga Malinois está no Guiness Book, (livro de recordes) como maior farejador de drogas já registrado.

O Pastor Belga Laekenois possui pelos curtos e duros. Laekenois é o mais ciumento de todos os quatro membros do grupo.


O Pastor Belga Tervuren, apresenta pelagem loga e de coloração mesclada. É um cão obediente, alerta e muito inteligente. Possui muita energia para gastar. É um excelente cão pastoreiro ou de guarda.

Comportamento / Temperamento

É um cão ativo e vigilante, está sempre pronto para a ação. É um fiel guardião de rebanhos, juntamente com as melhores qualidades de um cão de guarda. Seu temperamento é alerta, com caráter seguro, sem medo algum, não é agressivo. É julgando como um cão de caráter calmo e corajoso.

 

Pelagem e variedades

A cor, comprimento e o aspecto do pelo irão depender do tipo do Belga. Cada variedade do Belga, entre as 4 já citadas, podem ser julgadas diferentemente, dependendo do tipo do Pastor e da pelagem.

Em todas as variedades de Belgas o pelo deve ser sempre senso, com boa textura e pelos fechados, formando um subpelo lanoso, formando uma espécie de cobertura protetora.

Dentre os 4 tipos de Belgas existem 3 tipos de pelagem diferentes:

pastor_belgaPelo Longo:  O plo é longo e liso sobre todo o corpo, exceto na cabeça, na face, nas orelhas e na parte inferior dos membros.

Pelo Curto: O pelo no geral é muito curto sobre a cabeça, na face, nas orelhas e na parte inferior dos membros.  E sobre o corpo do animal o pelo é curto no geral, exceto na cauda e ao redor do pescoço.

Pelo Duro: a característica do pelo duro é seu estado de rudeza e secura, além disso, é um pelo áspero e eriçado. O comprimento geral da pelagem do corpo, fica em torno de 6 cm.  Porém é mais curto sobre a cana nasal, nos membros e testa.

Tamanho:

Altura na cernelha: Machos 62 cm e Fêmeas 58 cm.

Peso

Machos: entre 25 2 30 Kg

Fêmeas: entre 20 e 25 Kg

Veja Mais Artigos