Maltês


maltes

Pelagem Branca, longa e muito elegante, é um cão confiante e Majestoso. É inteligente, muito afetuoso com o dono, alegre e brincalhão. Estas qualidades fazem do Maltês um cão magnífico O maltês é um excelente cão de companhia.

Existem muitas historias e lendas referentes à raça Maltes, mas as opiniões não coincidem. O pequeno Maltes é a raça mais antiga da linhagem dos Toys Européias, também se acredita que é uma das raças mais antigas do mundo.

No século I a,C., viveu Estrabon, um geólogo e literário, ele descreve e defini o cão Maltes como “Canis Melitoie-us” ou Melite. Este nome surgiu através de uma ilha chamada Malta. Na opinião de vários, o contemporâneo Maltes é diretamente descente do Malta de Estrabon. Na Ilha de Malta, esses cãezinhos eram utilizados como “moeda” pelos marinheiros. Já outros discordam, um povo muito antigo, do baixo Mediterrâneo, afirmam que possuíam uma raça de cachorro anão, eles também o chamavam de Melita. Para não deixá-los confusos, vamos esclarecer que os Malteses dos dias atuais, são extremamente diferentes dos malteses antigos.

Já a origem do Maltês moderno e atual, foi através do cruzamento do Epagneul Anão com Caniche Anão. O Berço do Maltês é a Itália, com provas comprovadas.

A existência do Maltês é rodeada por diversas lendas, no entanto, a pelagem deste pequeno cão possui propriedades curativas e anti-reuumáticas.

Maltês começou a ganhar sua popularidade no século XV na França, quando ele aparece em uma famosa peça de tapeçaria. No século XVI o Maltês já havia conquistado os corações humanos e se tornando um animal de estimação e companhia.

O Maltês foi reconhecido pela AKC em 1988, e desde então sua popularidade só expandiu cada vez mais.

Temperamento:

Esperto, afetuoso, extremamente dócil e muito inteligente.

maltesSão cães ativos, apesar do seu tamanho, adoram atividades físicas, conseguem correr com uma velocidade incrível. Apesar disto são ótimos também para apartamentos ou ambientes menores.  O Maltês se adapta ao seu dono, se você tem uma vida muito agitada e gosta que seu cão o acompanhe, o Maltês terá esse perfil. Mas se você é calmo e tranqüilo, o seu maltês também será assim.  Essa é uma grande vantagem desta raça linda, eles têm a habilidade de se moldarem aos seus donos. São muito fáceis de serem treinados, gostam de companhia e de brincadeiras, são inteligentes e bonzinhos. Se educados destes filhotes, conseguem se adaptarem por horas sozinhos, sem causar danos ou destruírem coisas na casa.

  • Raça: Maltês
  • País Patrono: Itália
  • País de origem: Bacia central do mediterrâneo
  • Nome original: Maltese
  • Grupo: 9
  • Posição no Ranking de Inteligência:59º Posição.
  • Utilização: Companhia.
  • Necessidade de exercícios: Baixo/Médio
  • Temperamento: Super dócil, alegre, afetuoso.
  • Adestrabilidade: Alta
  • Exames sugeridos: Joelhos e olhos.
  • Expectativa de vida: 13 a 15 anos

Cuidados:

Aparecia Geral:

Tamanho pequeno com o corpo alongado. Seu corpo é corberto por uma pelagem branca e muito longa. É orgulhoso e muito elegante.

REGIÃO CRANIANA

Crânio: mais longo que o focinho; a largura bizigomática é igual ao seu comprimento e consequentemente superior a metade do comprimento da cabeça.

REGIÃO FACIAL

Trufa: na prolongação da cana nasal; vista de perfil, sua face anterior é vertical. Volumosa com narinas abertas, arredondada e absolutamente preta.

Focinho: o comprimento do focinho é menor/metade do que a cabeça,

Lábios: Seus lábios têm forma de um arco muito aberto, em suas junções. Lábio superior se adapta bem ao lábio inferior.

Olhos: Grandes, abertos, expressão atenta. De forma arredondadas.

Cauda:  Alta, espessa na raiz e fina na ponta. A cauda pode ser caída para um dos lados do corpo

maltesPelagem:

Pelos muito denso, brilhantes, lustrosos, textura sedora. Extremamente longo e liso por todo o corpo. A pelagem deve cair como um manto em cima do corpo do pequeno cão, fazendo uma moldagem, sem formar mechas ou tufos. Possui uma pelagem longa na cabeça, no topo do crânio, caindo e envolvendo-se com a barba, mesclando-se juntamente com as orelhas.

Cor: Branco puro ou Marfim Pálido. Pode haver também alguns traços na cor bege pálido.

O Maltês não faz troca de pelos.

COR:

Branco puro ou Marfim Pálido. Pode haver também alguns traços na cor bege pálido.

Tamanho ideal.

Altura na cernelha Machos: 21 a 25 cm.
Altura na cernelha Fêmeas: 20 a 23 cm.
Peso: 3 a 4 Kg

Dicas:

Pentear a pelagem do Maltês regulamente, evitando assim o embaraço dos pelos e a perda de brilho da pelagem.  Os pelos dos Malteses parecem mais com cabelo do que pelos, talvez seja esse o motivo que essa raça não faz a troca da pelagem.

Outra dica importante é limpar regularmente a marca da Lágrima do Maltes. Os cachorros no geral quando choram ficam com uma mancha escura em redor dos olhos, podendo causar também mau cheiro além do escurecimento da região. O Maltês, devido a sua pelagem clara, tem uma probabilidade muito mais em aparecer à marca da lágrima. Para limpar é simples, pegue um algodão ou gases e encharque no soro fisiológico, passe sobre a marca da lágrima do cão. Nós casos mais críticos, pode ser usado medicamentos adequados, desde líquidos ou antibióticos.

Curiosidades:

A Maltês mais famosa do Brasil é a Emilly, a cachorrinha da novela Salve Jorge da Rede Globo. Mas não é a primeira novela que Emilly trabalhou, pois participou também da novela Estampa Fina, era a cachorra da Tereza Cristina.