Labrador


labradoOs filhotes de Labrador são muito fofos e cativantes. E quando adultos eles continuam tão simpático quanto antes. Uma raça popular no mundo todo que conquista cada vez mais corações.

Origem e história da raça

Os primeiros Labradores eram geralmente cães da água que vieram dos Terra-nova, não dos Labradores. Essa raça não apenas deu origem ao Labrador como também não foi chamada de Labrador Retriever no começo. Os Terra-nova do começo de 1800 tinham diferentes tamanhos, sendo o menor deles, “Lesser”, ou Cão de Saint John, a primeira encarnação do Labrador. Esses cães, pretos, de tamanho médio e pelo curto, não apenas buscavam caças, mas também peixes, puxando pequenos barcos de pesca nas águas geladas e ajudando os pescadores em todas as tarefas em que precisasse nadar. A raça acabou desaparecendo, em grande parte por causa dos pesados impostos sobre cães. Porém, um grupo de Labradores foi levado à Inglaterra no começo de 1800, e foi a partir desses cães, cruzados com outros retrievers, que a raça continuou. Foi também na Inglaterra que a raça ganhou reputação com um extraordinário buscador de caças de montanha. No começo, os criadores davam preferência aos Labs pretos, e sacrificavam os de cores amarela ou chocolate. No começo de 1900, as outras cores começaram a ser aceitas, embora não tanto quanto a cor preta. A raça foi reconhecia pelo English Kennel Club em 1903, e pelo AKC (American Kennel Club) em 1917. Sua popularidade cresceu sem parar. Ele se tornou a raça mais popular da América em 1991 e continua sendo até hoje.

Temperamento

Poucas raças merecem tanto seu sucesso como o Labrador Retriever. Devotado, obediente e amável, o Labrador se dá bem com crianças, outros cães e animais de estimação. Ele pode ser um tranquilo cão dentro de casa, um brincalhão no quintal e um intenso cão do campo, tudo no mesmo dia. Ele tem muita vontade de agradar, adora aprender e se supera em obediência.  uma raça forte, que gosta de nadar e buscar coisas. Ele precisa de desafios diários para se manter ocupado. Um Labrador entediado pode se meter em encrencas, como destruir tudo o que estiver na sua frente.

labradorCuidados

Labradores são cães ativos e sociáveis. Ele precisa de exercícios diários, de preferência nadando e buscando. Labradores adoram água. Dono que tenham piscina devem manter uma área separada só para ele, ou se preparar para dividir a piscina com o cachorro. Seu pelo é impermeável, não molha facilmente e precisa ser escovado para remover pelos mortos.

Saúde

  • Principais Preocupações: CHD (Displasia canine do Hip), torção gástrica, nanismo com displasia retinal, distrofia muscular, displasia do cotovelo.
  • Preocupações Menores: Catarata, OCD, CPRA, dermatite piotraumática
  • Vistos Ocasionalmente: Diabetes, entrópio, distiquíase
  • Exames sugeridos: Quadril, cotovelos, olhos
  • Expectativa de Vida: 10 à 12 anos.
  • Família: Cão de caça, cão de busca
  • Área de origem: Canadá
  • Fun”cão original: Busca na água
  • Tamanho médio do macho: Alt: 57-62 cm, Peso: 29-36 kg
  • Tamanho médio da fêmea: Alt: 54-60 cm, Peso: 25-31 kg
  • Outros nomes: Retriever do Labrador
  • Grupo: 8
  • Posição no ranking de inteligência: 7º Posição

Cães semelhantes ao Labrador

Chesapeake Bay Retriever
Retriever de Pelo Encaracolado
Golden Retriever
Retriever de Pelo Liso

 

labradorAPARÊNCIA GERAL: Fortemente constituído, curto, muito ativo; (o que se opõe a excesso de peso ou substância)

crânio largo; peito e costelas largos e profundos, lombo e posteriores largos e fortes.

CABEÇA

REGIÃO CRANIANA

Crânio: Largo. Bem definido, sem bochechas carnudas.

REGIÃO FACIAL

Trufa: Larga, narinas bem desenvolvidas.

Focinho: Poderoso, não pontudo.

Maxilares / Dentes: Maxilares de tamanho médio; maxilares e dentes fortes, com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura, isto é, os dentes superiores recobrem os dentes inferiores e são inseridos ortogonalmente aos maxilares.

Olhos: De tamanho médio, expressando inteligência e bom temperamento, de cor marrom.

Orelhas: Nem grandes, nem pesadas, pendentes rente à cabeça e inseridas bem para trás.

PESCOÇO: Seco, forte, poderoso, inserido em ombros bem colocados.

TRONCO

Dorso: Linha superior nivelada.

Lombo: Largo, curto e forte.

Peito: Boa largura e profundidade, com costelas bem arqueadas em barril.

CAUDA: Característica da raça. Muito grossa na base, afinando gradualmente até a ponta, de tamanho médio, sem franjas, mas coberta completamente por pelos curtos, espessos e densos, dando uma aparência “arredondada”, descrita como “cauda de lontra”. Pode ser portada alegremente, mas sem curvar sobre o dorso.

MEMBROS

ANTERIORES

Aparência geral: Retos do cotovelo ao solo, quando vistos de frente ou de perfil.

Ombros: Longos e oblíquos.

Antebraços: De boa ossatura e retos.

Patas: Redondas, compactas, dedos bem curvados e almofadas bem desenvolvidas.

POSTERIORES

Aparência geral: Bem desenvolvidos; sem inclinação para a cauda.

Joelhos: Bem angulados.

Jarretes: Bem descidos.

Patas: Redondas, compactas, dedos bem curvados e almofadas bem desenvolvidas.

labradorMOVIMENTAÇÃO: Livre, cobrindo adequadamente o terreno. Os membros anteriores e posteriores se movimentam planos e retos.

PELAGEM

Pelo: Curto, denso, sem ser ondulado e sem franjas, dando a impressão de ser bastante duro ao toque; o subpelo é resistente às intempéries.

COR: Inteiramente preto, amarelo ou fígado/chocolate. O amarelo vai do creme claro ao vermelho da raposa.