Chow Chow


chow_chowPossui porte nobre, é dono de uma beleza inconfundível, com pelagem extraordinária e exuberante. O chow chow é um cão equilibrado, com aspecto leonino, é um fiel companheiro que está sempre muito tranquilo.

História e origem da raça

O homem normalmente faz grandes mutações com as raças de cachorros, mas com o chow chow isso foi diferente, essa raça sofreu poucas variações desde o inicio da sua criação. Existem referências de estátuas de chow com mais de 4 mil anos, também possui registros desde 1100 A.C

A origem do chow chow é um dilema até hoje, pois muitos acreditam que sua origem é a China, mas outros garantem que sua origem é a Mongólia, devido as tribos bárbaras. Mas segundo a Conferedeção Brasileira de Cinofilia, o País de origem do chow é a China.

Conforme a lenda, quando ocorreu a invasão da China, o chow chow foi levado pelos mongóis para o território Chinês.  Na época eles eram chamados de cães de guerra, e descritos por muitos por terem uma aparência leonina, robusto e poderoso.  Esta lenda ainda conta que a escuridão da boca seria a proteção contra os espíritos malignos.

Quando o exercito de Genghis Khan conquistou seu império, dizem que os cães que os acompanhavam era da raça chow chow.

Com o decorrer dos anos as funções dos chows foram ampliadas. Eram cães farejadores, puxavam trenós, serviam para o pastoreio, fornecedores de pele e comida, entre outras.

Alguns chow chow eram utilizados como cão de companhia dos nobres chineses. Mas como caçadores possuem um olfato notável, juntamente com táticas inteligentes e, além disso, tinham muita força, com essas características deixavam os imperadores muito apreciados.

Os palácios e mosteiros budistas foram grandes preservadores da raça original. Eles separavam e selecionavam os melhores exemplares. Quando necessitavam introduzir sangue novo na criação, se esforçavam e procuravam os melhores, nem que para isso precisassem viajar centenas de quilômetros.

Chow ChowSomente no final do ano de 1800 que os chow chow começaram a serem levados para outros países, primeiramente foi a Inglaterra e depois a America. Em 1865 a Rainha Vitória foi presenteada com um chow chow, após ganhar esse lindo cão, ela tornou-se uma protetora da raça e consequentemente a raça ficou cada vez mais popular.

Comportamento e características,

É um cão tranquilo, reservado, calmo, bom guardião, leal, corajoso e orgulhoso. A independência é uma marca forte do chow chow. Mas também adora estar perto do dono e de todos os membros da família. Gosta muito de carinho e de ser paparicado, porém é desconfiado com estranhos.

Uma característica que chama muito a atenção dos chow é sua língua azul escura, além disso, ele é dono de caminhar saltitante e elegante.

O chow chow é um cão de companhia, mas também pode ser utilizado como guarda. No geral se adaptam bem em casas e apartamentos, mas se não tiver um bom espaço para gastar sua energia, ficará nervoso e estressado, normalmente alguns passeios diários resolvem essa situação, quando isso acontece. Devido a sua belíssima pelagem, o indicado é deixá-lo dentro de casa ou em pátio que tenha cobertura para o cão.

Possui nariz preto e grande, olhos pequenos e escuros, com formato arredondados. Orelhas pequenas e bem separadas. O peito dos chow chow é profundo e amplo. Dorso é reto, curto e forte. Cauda implantada sempre para cima e levemente dobrada.

  • Raça: Chow chow
  • País de origem: China
  • Pais patrono: Grã-Bretanha
  • Utilização: companhia e guarda
  • Porte: Médio
  • Necessidade de exercícios diários: Médio
  • Adestrabilidade: Média
  • Temperamento: Independente, leal, calmo, reservado, corajoso.
  • Expectativa de vida: 9 a 12 anos
  • Grupo 5
  • Ranking da inteligência: 76º

chow_chowPelagem

A pelagem pode ser longa ou curta.


Longa: Muito abundante, denso, eriçado e reto. Pelagem de textura rude, e o subpelo suavemente lanoso. Pelagem é bastante densa ao redor do pescoço, formando uma juba.

Curta: Pelagem reta, abundante e denso. É menos eriçado que o longo, com textura felpuda e não lisa.

Cor

Preto unicolor, vermelho, azul, fulvo, branco e creme. Frequentemente com ou sem manchas, ou particolor. Normalmente na cauda, face e posteriores das coxas a cor da pelagem é mais clara.

Tamanho

Altura na cermelha:

Machos: 48 a 56 cm.

Fêmeas: 46 a 51 cm.

Peso Macho ou Fêmea:

Entre 20 e 32 Kg.

Necessidades de um Chow chow

Deve ser alimentado com ração de boa qualidade, pois é uma raça que tem possibilidades de problemas de pele. Normalmente a ração deve ser Premium ou super Premium, garantindo assim a beleza da pelagem

Realizar a escovação da pelagem do cão pelo menos 2 a 3 vezes por semana. Retirando os pelos mortos e formação de nós. É indicado o uso de rasqueadeira.

Banhos: No geral são cães com pouco odor, se bem cuidados aguentam mais de 25 dias sem banho. É indicado levá-lo ao Pet shop periodicamente para a realização da tosa higiênica.

Curiosidades

No ano de 2012, Genghis khan, o Chow chow da Martha Stewart, apresentadora de televisão, ganhou o concurso de Westminster Kennel Club Dog Show.  A beleza de Genghis é extraordinária.

 

Veja Mais Artigos