Cavalier King Charles Spaniel


cavalier-king_charles_principalO Cavalier King Charles Spaniel cativa pelo seu olhar carinhoso e seu jeito calmo de ser. É um cachorro com um caminhar elegante. Um cão ideal para toda a família, adora crianças, idosos e é muito tolerante. Extremamente dócil e não dispensa um bom colo. Gosta de acompanhar seu dono e de viajar. King Charles se importa muito com a presença humana, não gosta de ficar muito tempo sozinho. Adaptam-se bem em espaços menores, como apartamentos, mas gosta de uma pequena caminhada. É um cão que se socializa fácil com os demais cachorros. No Brasil a raça ainda é pouco difundida e poucos so os canis realmente confiáveis.

Origem e história da raça

Como indica seu nome, o Cavalier King Charles Spaniel deriva da linhagem spaniel. Os cães europeus pequenos provavelmente foram resultado do cruzamento de pequenos spaniels com raças orientais, como o Chin japonês e talvez o spaniel tibetano. Esses cães Tudor de colo, conhecidos como “Spaniel Consolador”, serviam para aquecer o colo e os pés, e até como substitutos das bolsas de água quente. Além disso, eles tinham a função vital de atrai para eles as pulgas das pessoas! Os Toy Spaniels eram muito populares porque agradavam a todos os membros da família. Nos anos de 1700, o Rei Charles II se encantou de tal forma pelos Toy Spaniels que foi acusado de ignorar assuntos de Estado por causa dos cães. Os cães ficaram tão associados a ele que acabaram conhecidos como “Spaniels do Rei Charles”. Após a sua morte, o Duque de Marlborough assumiu a causa da raça. O “Blenheim” vermelho e branco, que era seu preferido, ganhou o nome de seu palácio. O King Charles spaniel continuou a enfeitar os lares de milionários por gerações, mas com o tempo um cachorro de nariz menor se tornou o preferido. No começo de 1900, os poucos cães que lembravam a raça foram considerados inferiores. Uma reviravolta do destino aconteceu quando um milionário americano, Roswell Eldridge, chegou à Inglaterra e ofereceu um estranho prêmio em dinheiro para os spaniels de “focinho mais longo”, aqueles que mais lembravam o modelo antigo. Criadores começaram a desenvolver juntos seus cães do tipo antigo na tentativa de ganhar o prêmio, e fazendo isso, muitos começaram a gostar dos cachorros. Ironicamente, esses cães, chamados de Cavalier King Charles spaniels em homenagem ao “rei cavaleiro”, acabaram ultrapassando os colegas spaniels em popularidade, e se tornaram uma das mais queridas raças da Europa. Eles levaram mais tempo pra pegar na América, e muitos donos de cavaliers lutaram por seu reconhecimento no AKC na tentativa de controlar os problemas que sempre acompanham a popularidade. Em 1996, o AKC reconheceu o cavaliers. Ainda é cedo pra dizer se isso vai trazer mais sucesso para a raça.

cavalier-king_charles_spanielTemperamento

Se encaixa no ideal do cachorro de estimação perfeito em muitos aspectos. Ele é doce, gentil, brincalhão, gosta de agradar é afeito e quieto. É amável com outros cães e com estranhos. Ao ar livre, sua herança spaniel desperta, e ele adora explorar, cheirar e caçar. É um cão que não tem medo, por isso deve se ter alguns cuidados principais.

 

  • Família: Spaniel, companhia
  • Porte: Pequeno
  • Ulitilização: companhia.
  • Área de origem: Grã-Betanha.
  • Funçao original: Buscar pequenas aves e cão de colo.
  • Tamanho médio do Macho: Alt: 31-33 cm. Peso: 5 a 8Kg
  • Tamanho médio da fêmea: Alt: 30 -33 cm. Peso 5 a 8Kg
  • Outros nomes: Nenhum
  • Grupo: 9
  • Ranking da inteligência: 44º

Cuidados

Ele precisa de exercícios moderados todos os dias, seja passeando de coleira ou correndo em uma área segura. Esse cachorro não deve viver ao ar livre. Seu longo pelo precisa ser escovado a cada dois dias.

Saúde

Principais Preocupações: Seringomielia, Doença da Válvula Mitral (coração)
Outras  Preocupações: Luxação da patela, entrópio
Vistos Ocasionalmente: Displasia da retina
Exames Sugeridos: Coração, quadris, joelhos e olhos
Expectativa de vida: 9 à 14 anos

cavalier-kingCães semelhantes ao Cavalier

Chihuahua
Toy Spaniel Inglês
Spaniel Japonês
Maltês
Papillon
Pequinês

APARÊNCIA GERAL: Ativo, gracioso, bem proporcionado e de expressão doce.

CABEÇA

REGIÃO CRANIANA

Crânio: Quase plano entre as orelhas.

REGIÃO FACIAL

Trufa: Preta, bem desenvolvida e sem manchas.

Focinho: O comprimento  da  base  do  stop  à  ponta da trufa é de, aproximadamente, 3,8 cm. Bem afilado. A face sob os olhos é bem cheia.


Lábios: Bem desenvolvidos sem serem pendentes.

Maxilares / Dentes: Maxilares fortes com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura.

Olhos: Grandes, escuros e redondos sem serem proeminentes; inseridos bem afastados.

Orelhas: Longas, de inserção alta, com franjas em abundância.

PESCOÇO: Comprimento moderado e ligeiramente arqueado.

TRONCO

Dorso: Nivelado.

Lombo: Curto.

Peito: Moderado, costelas bem arqueadas.

CAUDA: Comprimento proporcional ao corpo, boa inserção, portada alta, porém nunca muito acima da linha do dorso.

MEMBROS

_cavalier-king_charlesAnteriores: Ossatura moderada e reta.

Ombros: Bem inclinados.

Posteriores: Ossatura média.

Joelhos: Bem articulados.

Jarretes: Sem tendência aos jarretes de vaca ou em foice.

PATAS: Compactas, com boas almofadas e bem franjadas.

Curiosidades:

Apesar de o Cavalier King Charles Spaniel ser um cão de companhia ele também é um cão trabalhador, devido ao seu focinho alongado e seu faro intenso, esse pequeno cão é utilizado para a localização de drogas.

 

Veja Mais Artigos