Border Collie


border-collieO Border Collie é uma raça muito esperta e altamente treinável. São considerados os cães mais inteligentes dentre as raças caninas. De fato, nos Rankings de inteligências caninas, os Bordes Collie sempre estão liderando as posições.

Além do Border, o pastor alemão e o poodle, estão entre as raças mais inteligentes. Porém o nosso queridinho Border Collie é considerado como o cientista astronômico do mundo canino.

Apesar dessas características incríveis, pense bem antes de ter um cão desses como cachorro doméstico. Essa raça necessita de muito treinamento e atividade, caso contrário, irá deixar você maluco, afinal eles odeiam donos que sejam preguiçosos. Nessa situação, ele vai destruir tudo o que você tiver dentro ou fora de casa, como forma de diversão e atividade. Por isso muitas vezes os Border acabam se tornando cães altamente destrutivos.

O Border Collie possui em seu DNA o instinto de líder, adora o trabalho, é altamente sociável,  alerta e receptivo.

São muito ativos, adoram correr, perseguir outros animais e pastorear. Seus estímulos mentais estão sempre alertas e prontos para um novo desafio.

São donos de uma concentração extraordinária, normalmente quando se fixam em algo, dificilmente sua concentração é rompida. Usam o olhar para deixar sua presa intimidada. Seu alto nível de inteligência é a chave do sucesso do cão pastor ideal.

Os Border Collie possuem a capacidade de realizar inúmeras tarefas complexas, indiferentemente se for com humanos ou independentemente.

Não são recomendados para apartamentos. Necessitam de um espaço grande e amplo.

A estrutura muscular é redirecionada para a resistência e velocidade. Suas características físicas fazem a sua rápida movimentação, encontrando ligeiramente uma posição agachada, assim quando estiverem pastoreando, sempre estarão em vantagem. Essa posição só é possível por causa do espaço existente entre o topo de suas escápulas.

border-collie_Ficha da Raça: 

  • Raça: Border Collie
  • País de origem: Grã-Bretanha
  • Utilização: Pastoreiro e companhia
  • Porte: Médio
  • Necessidade de exercícios diários: Alta
  • Adestrabilidade: Alta
  • Expectativa de vida: 13 a 16 anos
  • Temperamento: Equilibrado, inteligente, sociável, alerta.
  • Grupo 1
  • Ranking da inteligência: 1º posição 

 

Histórico e origem da raça:


No século XIX, a raça teve suas origens na Inglaterra e na Escócia.

Os pastores destas regiões fizeram cruzas de seus cães por diversas gerações, resultando em um cão pastoreio perfeito.

As primeiras referências da raça foram relatadas em 1570.

Em 1915 o terno Border Collie foi usado pela primeira vez. A palavra Border significa fronteira; e o termo Collie não é oficialmente conhecido. Más alguns acreditam que Collie significa “leal”, ou também pode ser o nome de uma raça de ovelhas escocesas.

No ano de 1906 foi definido o primeiro padrão da raça. Em 1915 a raça foi oficialmente nomeada como Border Collie, pois até então a raça era conhecida como Sheepdog.

 _border_collieAlgumas imagens de trabalhadores, gravadas na madeira, com a data de 1800, mostram juntamente alguns cães que lembram Border Collie.

A rainha Vitória tornou-se uma grande admirada da raça.

Saúde:

Displasia e problemas nos olhos. Mas no geral são saudáveis

Pelagem:

Fácil manutenção, porém precisa de escovação frequentemente.

 

 

Veja Mais Artigos