Basset Hound

basset houndO Basset Hound tem uma carinha fofa e um temperamento bem dócil. É ótimo para conviver com crianças. Porém, pode ter diversos problemas de saúde por causa da sua coluna. É um excelente cão farejador, temperamento calmo e amável. É muito resistente no campo, é capaz de farejar por longos percursos. É manso e muito apegado ao dono, apesar de ter suas pernas curtas e suas orelhas pesadas, o Basset Hound está sempre pronto para acompanhar seu dono aonde ele for.

O olhar pensativo e jeito melancólico conseguem enganam aos que não conhecem esta raça, são bem pelo contrario, muito brincalhões e dóceis.

Origem e história da raça

A primeira menção ao cachorro Basset foi encontrada em um texto do século 16 sobre caça ao texugo. Espécimes de pernas encurtadas aparecem em muitas raças desde os tempos mais remotos, mas é difícil saber em que momento esses cães foram produzidos assim intencionalmente e quais deles levaram ao atual Basset Hound. A palavra basset deriva do francês “bas”, que significa “baixo” ou “anão”, o que indica que a prova definitiva da origem da raça vai ser difícil de encontrar. Cães de pernas curtas eram usados pelos franceses para caçar a um ritmo mais lento, mas a maioria desses cachorros se dispersou durante a Revolução Francesa e o destino deles não foi documentado. A história fica mais clara após a Revolução, quando um grande número de cidadãos comuns retomou as caçadas, normalmente com a ajuda de armas. Eles precisavam de um cachorro que pudessem seguir a pé, mas que tivesse um bom faro e uma estrutura óssea forte e pesada: uma nova versão dos cães de caça da aristocracia, mas com pernas mais curtas. Como o Basset não podia alcançar a velocidade de sua presa, era menos provável que a presa corresse, se tornando um alvo mais fácil para os caçadores armados. Esses cães podiam caçar qualquer mamífero, mas eram especialmente adequados para a caça de coelhos e lebres. Foram criadas quatro versões diferentes de cães de pernas curtas, sendo o Bassets Normando o mais próximo dos bassets atuais. No final dos anos de 1800 e depois novamente nos anos 30, foram feitos cruzamentos com os Bloodhounds para aumentar seu tamanho. Novos cruzamentos aconteceram até chegar ao Basset Artesiano Normando. Os primeiros bassets foram levados à Inglaterra e à América no final dos anos de 1800, e o interesse pela raça cresceu gradualmente. Em meados de 1900, a expressão engraçada dos Bassets garantiu a ele um lugar permanente na publicidade, no entretenimento e nos corações de muitas famílias.

Temperamento

É uma das raças mais bem-humoradas e fáceis de conviver. Ele á amável com cachorros, outros animais de estimação e com crianças, embora as crianças precisem tomar cuidado para não pressionar suas costas durante as brincadeiras. Ele é de temperamento calmo, mas precisa de exercícios regulares para manter a forma. Ele prefere investigar lentamente, e adora farejar e seguir rastros. Ele é um perseguidor talentoso e determinado, e não é fácil tirá-lo do seu curso. Por causa disso, ele é capaz de seguir um rastro até acabar se perdendo. Ele tende a ser teimoso e lento. Ele tem um latido alto que ele usa quando se empolga seguindo uma trilha.

  • Raça: Basset Hound
  • País origem: Grã-Bretanha
  • Nome original: Basset Hound
  • Utilização: caça, companhia.
  • Porte: Pequeno/ Médio
  • Necessidade de exercícios: Médio
  • Temperamento: dócil, afetuoso, instintivo
  • Adestrabilidade: média / Alta
  • Grupo: 6
  • Ranking da inteligência: 71º

basset houndCuidados

O Basset precisa de exercícios diários leves, e se satisfaz comum passeio de coleira ou brincando no quintal. Ele fica melhor vivendo dentro de casa com acesso ao quintal. Seu pelo precisa de uma higiene mínima, mas precisa de uma limpeza mais frequente ao redor da boca e das rugas. Bassets costumam babar.

Saúde

Principais Preocupações: Claudicação na pata dianteira, OCD, entrópio, ectrópio, otite
externa, doença do disco intervertebral, glaucoma, vWD, CTP, gástrica
torção
Preocupações Menores: Cistos nas patas e infecções
Exames Sugeridos: Olhos, sangue
Expectativa de vida: 8 à 12 anos
Observações: a obesidade é um problema para essa raça, especialmente porque
contribui para a doença do disco intervertebral.

Cães semelhantes
Beagle
Coonhound preto e castanho
Bloodhound
Dachshund
Foxhound Americano
Foxhound Inglês
Harrier
Otterhound
Pequeno Basset Griffon
Rhodesian Ridgeback

Família: ScentHound
Área de origem: França
Função Original: Caçar coelhos e lebres
Tamanho médio do macho: Alt: <35 cm, Peso: 18-27 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: <35 cm, Peso: 18-27 kg

APARÊNCIA GERAL: Cão de pernas curtas, baixa estatura, de considerável substância, bem balanceado e cheio de qualidade.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: Tenaz, de uma antiga linhagem que caçava pelo faro, possui um instinto de matilha, de voz melodiosa e profunda, e de uma grande resistência no campo. Plácido, nunca agressivo ou tímido. Afetuoso.

CABEÇA: O focinho é quase paralelo à linha superior do crânio e ele não é muito mais longo do que o crânio. Pode apresentar uma quantidade moderada de rugas nas arcadas superciliares e ao lado dos olhos. De qualquer maneira, a pele da cabeça deve ser bastante solta para formar rugas claramente marcadas quando puxada para frente ou quando a cabeça está baixa.

REGIÃO CRANIANA

Crânio: Em cúpula, com um proeminente osso occipital, de largura média entre as arcadas superciliares e afinando ligeiramente para o focinho.

REGIÃO FACIAL

Trufa: Inteiramente preta, exceto nos cães de cor clara, onde pode ser de cor marrom ou fígado. Narinas grandes e bem abertas que podem ultrapassar ligeiramente a linha lateral dos lábios.

Focinho: A aparência geral é inclinado, não pontudo.

Lábios: O lábio superior sobrepõe-se substancialmente ao inferior.

Maxilares / Dentes: Maxilares fortes com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura.

basset_houndOlhos: Em forma de losango, nem proeminentes, nem inseridos muito profundamente. Escuros, mas podem ter tons de marrom médio em cães de cor clara. De expressão calma e séria. O vermelho da pálpebra inferior é aparente, embora não excessivamente.

Orelhas: Inseridas baixas, exatamente abaixo da linha dos olhos. Longas, alcançando além de um focinho de comprimento correto, mas não em excesso. Estreitas ao longo de seu comprimento e enrolando-se bem para dentro. Muito flexíveis,finas e de textura aveludada.

PESCOÇO: Musculoso, bem arqueado e bastante longo com barbelas pronunciadas, mas não exageradas.

TRONCO: Longo e profundo em todo seu comprimento, cernelha e lombo aproximadamente na mesma altura.

Dorso: Nivelado e bastante largo. Da cernelha até a garupa, o comprimento não deve ser exagerado.

Lombo: Pode ser ligeiramente arqueado.

Peito: Visto de frente, o antepeito é bem colocado entre as patas curtas da frente. Esterno proeminente, mas o peito não é nem estreito, nem muito profundo. Costelas bem arredondadas e bem arqueadas, sem saliências, estendendo-se bem para trás.

CAUDA: Bem inserida, bastante longa, forte na base, afilanando para a ponta com pelagem  moderada e rude em sua parte inferior. Quando em movimento, a cauda é portada bem para cima e curva-se ligeiramente, em forma de sabre, nunca enrolada ou alegre.

MEMBROS

Anteriores: Membros curtos, poderosos e de boa ossatura. Dobras de pele na parte inferior das pernas, nos metacarpos.

Ombros: Escápulas bem colocadas para três. Ombros não pesados.

Cotovelos: Não virando nem para fora, nem para dentro, mas bem juntos nos lados.

Antebraço: A sua parte superior inclina-se ligeiramente para dentro, mas nem tanto, a ponto de interferir na livre movimentação ou resultando em pernas que se toquem quando paradas ou em movimentação.

Metacarpos: Formando uma curva para frente é altamente indesejável.

Posteriores: musculosos e firmemente plantados, dando um efeito quase esférico, quando vistos por trás. Rugas de pele podem aparecer entre os jarretes e as patas, por trás da articulação dos jarretes podem aparecer uma ligeira bolsa devido a pele solta.

Joelhos: Bem angulados.

Jarretes: Bem descidos e ligeiramente angulados, não virando nem para dentro, nem para fora e bem abaixo do corpo, quando o cão está parado numa posição natural.

PATAS: Volumosas, com boas juntas e almofadas. Patas anteriores podem apontar diretamente para a frente ou podem virar ligeiramente para fora.

 

MOVIMENTAçãO: Muito importante. Suave e livre com bom alcance dos membros anteriores e os posteriores mostrando uma poderosa propulsão, com o cão se movimentando corretamente tanto na frente quanto atrás. Os jarretes e os joelhos jamais podem permanecer rígidos em movimento, nem qualquer dedo deve ser arrastado.

PELAGEM

Pelo: Macio, curto e fechado, sem ser muito fino. Todos os contornos são lisos e sem franjas