Natação Canina


Cachorro_piscinaVerão, sol, calor, mar, piscina, lagos… Quem disse que seu cachorro também não pode se refrescar um pouco? Natação canina, uns amam, outros odeiam.

Algumas raças literalmente são apaixonadas por água, uma delas é o Labrador, eles aprendem a nadar facilmente, porém deve-se ter uma atenção redobrada com os cachorros, de qualquer raça, enquanto ainda são filhotes, afinal eles são como crianças e não entendem certos perigos.

As raças maiores normalmente se habituam mais fácil com a água, mas nada impedirá você de ensinar seu Pet menor a nadar. Os cachorros de pelagem longa são mais complicados de deixá-los na piscina, pois normalmente eles soltam bastante pelos. Os Pets pequenos e peludos necessitam ser secados com o secador após se molharem, senão acabam ficando com mau cheiro se caso se secarem naturalmente, e ainda podem adquirirem fungos, devido ao tempo com a pelagem molhada. Por isso se você quer ter um companheiro para banhos no verão, o indicado são os cães maiores, que possuem uma habilidade física superior e aguentam bastante tempo nadando e brincando na água.

Vamos dar algumas dicas de passo a passo para voê iniciar a natação Canina com seu cachorro.

Inicialmente você precisa fazer com que seu cão se sinta bem perto da água, coloque ele aos poucos na borda da piscina ou perto de um rio ou lago, para que ele possa se habituar devagar e sem medo da água. Aos poucos você pode começar a molhar as patas do seu cão, fazendo com que ele entre na parte mais rasa da água ou no primeiro degrau da piscina. Quando conseguir convencê-lo a entrar definitivamente na água pela primeira vez, apoie suas mãos no peito do animal, e instintivamente o cachorro começará a nadar. Mantenha as mãos no peito dele por alguns minutos, até que se sinta mais seguro para nadar sozinho. O ideal é que o dono fique sempre por perto, principalmente no inicio. Se tiver piscina em casa, você deve mostrar ao cão onde fica as escadas ou o melhor local para ele sair da água, caso algum dia ele caia na piscina ou entre sozinho. Faça junto com o Pet várias repetições mostrando onde é o local adequado para sair da água.

cachorroPiscina-

Dicas:

Ao contrário do que algumas pessoas dizem, jamais jogue seu cachorro de vez na água, pois além dele ficar muito assustado, poderá pegar trauma e nunca mais querer entrar.

Você pode comprar também no inicio um colete Salva Vidas para seu Pet, assim ele se sentirá mais seguro para iniciar a natação. É legal também, pois mesmo que o cachorro canse de nadar, não irá afundar com o auxilio do colete. Para comprar o colete, é preciso saber o peso e o tamanho do animal. Caso não saiba pode levá-lo junto e medir.

Se algum amigo seu tiver cachorro que já saiba nadar, seria interessante pedir uma ajuda, pois se o cão perceber que o outro cachorro está nadando, será um grande incentivo a ele.

Lembre-se, não são todos os cachorros que gostam de nadar, se você insistiu várias vezes e não obteve um resultado positivo, às vezes a melhor opção é desistir, afinal isso é pra ser uma diversão para seu pet, não algo que ele tenha que fazer porque seu dono queira.