Não leve seu cão para passear sem coleira e guia 11


 

guiaTemos consciência da necessidade do passeio diário para todos os cães, principalmente para cachorros de apartamentos e casas com pouco espaço para os cães gastarem suas energias. Os cachorros precisam de uma caminhada diária ou um pequeno passeio, mas para isso os donos precisam aprender a praticar bons hábitos antes de levar seus cachorros para a rua e para perto de outras pessoas.

No dia a dia nos deparamos com situações complicadas e constrangedoras. Muitas vezes estamos caminhando, indo ao mercado, passeando com filhos ou até mesmo levando nossos amigos peludos para darem uma caminha, e do nada aparece aquele cachorro solto, o dono correndo atrás desesperado, gritando e o cão não ligando a mínima, quanto mais o dono grita, mais o cachorro foge e corre. O tema do artigo é justamente esse, um assunto polêmico, mas que merece muita atenção.

Por que não devemos levar nossos cachorros para passear sem a guia e a coleira?

Além de ser perigoso para as demais pessoas, pode ser arriscado para o próprio cão deixá-lo caminhando sem o auxílio da guia e coleira ou peitoral, confiando apenas no instinto. Claro que não estamos nos referindo aos cachorros devidamente adestrados e treinados ou cães que obedecem fielmente aos seus donos.

Já ouvimos vários relatos de pessoas que estavam segurando seu cão com guia e coleira e do nada apareceu outro cachorro solto e assim iniciou uma briga. Outro problema é quando um cachorro está solto e encontra uma criança brincando ou até mesmo algum adulto que tenha algum tipo de trauma com cães. A reação natural dessa pessoa será correr. E o que acontece quando um cão percebe que alguém está correndo? Claro, ele corre atrás. Perante isso os perigos são incalculáveis, não estamos falando apenas do animal morder a pessoa, mas de sofrer uma queda, tombo ou atropelamento.


A situação é mais séria do que possa parecer. Se o cachorro machucar alguém, o dono será o culpado e sofrerá com as consequências.  Devemos ter a consciência que não podemos simplesmente soltar nossos cachorros em qualquer lugar, ao menos que tenhamos 100% de confiança no cão. Muitas vezes vale o bom senso de cada dono, indiferentemente da confiança ou não.

Tamanho da guia

O comprimento adequado da guia não deve ultrapassar de um metro e meio, caso for maior que isso, o cão poderá pegar velocidade e escapar do dono. Podendo muitas vezes acabar se machucando, ferindo pessoas ou outros cães.

Não leve seu cão para passear sem a guia. Utilize também produtos adequados e com segurança no seu animal de estimação.

Confira: Existe alguma Lei que proíbe passear com os cachorros soltos? Saiba mais sobre o assunto.