É preciso dominar o cachorro para ganhar a confiança dele? 1


Quem nunca ouviu falar que quando você adota um cãozinho é necessário imediatamente dominá-lo antes que ele aprenda a te dominar? Será que é verdade? Será que os cães precisam ser dominados pela força para estabelecermos uma relação com eles?

Na realidade, você não precisa dominar o seu cão, o que você precisa é ganhar a confiança dele, simples assim. Antigamente os cães eram criados para serem de guarda, caça ou pastoreio. Era muito comum, mas hoje a realidade mudou e o que mais temos são cães de companhia aos seus tutores.

Dominância é muito comumente usado no adestramento tradicional, vou explicar de uma forma muito simples.

Tudo começou com os lobos

Quando o homem começou a entender que o cão tinha uma grande conexão com o lobo, os cientistas começaram a estudar o comportamento do lobo para melhor entender o cão. Porém, esses estudos que foram feitos com lobo de cativeiro, o lobo que tem um comportamento completamente diferente do lobo selvagem, devido as suas condições de sobrevivência.

Muitas alcateias tinham em comum suas estruturas, no qual foi rompida de forma irrevogável pelo cativeiro, de modo que os lobos eram lançados em um estado de confusão e conflito. Além do mais, a não ser que seus captores humanos decidissem separá-los, nenhum deles tinha a oportunidade de partir (eles não tinham para onde fugir) e assim como nós, quando sentimos receio de algo e não confiamos em uma situação, tentamos recuar (isso é o primeiro gatilho instintivo que acontece). Porém, o lobo não tinha pra onde ir, tendo que achar outra maneira de combater o seu medo. Como resultado, as relações que se impunham eram baseadas não na confiança, há muito estabelecida, mas na rivalidade e na agressão. Eles precisavam ganhar os outros pela força, pois era a única maneira que eles viam de tentar viver aquela situação.

Na realidade

Na alcateia de verdade, de lobos selvagens, existe um grupo familiar harmonioso onde, salvo acidentes, os adultos mais jovens da família voluntariamente ajudavam seus pais a criar seus irmãos e irmãs mais novos. A liderança é dada por relacionamento e dificilmente pela força.


Lobo Alfa?

Mas e aí, será que existe lobo alfa? SIM! Na natureza, o lobo alfa é apenas um lobo que lidera o bando, geralmente porque é mãe ou o pai da maioria do bando. O lobo alfa também é considerado por ser o lobo mais velho e melhor se relaciona com os outros.

 

Confiança, a base de tudo

A cooperação e não a dominação, essa é a essência de uma alcateia! É isso que precisamos levar para a nossa casa. Os cães de hoje em dia tem a maior função de serem cães de companhia. Desse jeito que devemos tratá-los, como membros da família e não como um objeto de dominância. Os cães de hoje normalmente entram em conflito com seus donos por ansiedade e não por ambição de poder. Se você quer ter um cão companheiro do seu lado, que atende quando você chama e te obedece quando você precisa, a primeira coisa a ser feita é deixar de dominá-lo e passar a recompensá-lo por bons comportamentos.

 

Créditos:

Camila Schmitz Hermes

Médica Veterinária e Adestradora Canina


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “É preciso dominar o cachorro para ganhar a confiança dele?