Como cortar as Unhas dos cães


cortar_unhasCortar as unhas dos cães ajuda na higiene e na melhora da aparecia. Mas isso não é só questão de estética e higiene, mas sim da saúde do animal. Os cães de companhia, que passam mais tempo dentro de casa necessitam de cortes nas unhas regularmente, pois eles não tendem a desenvolver um desgaste natural das unhas. O que acontece com cães que vivem fora de casa é o oposto, o desgaste das unhas é algo natural, pois o contato diário e frequente com o concreto, calçadas, asfalto e terra ajudam na realização deste desgaste, fazendo com que não seja necessária a realização do corte das unhas.

Cães que vivem dentro de casa, se as unhas não forem cortadas regularmente, ficarão tão compridas que poderão encostar e muitas vezes entrar em baixo da patinha do animal. Sem dúvidas isso será um incomodo doloroso para o Pet. Outro detalhe importante, os cães menores necessitam de cortes nas unhas mais frequentemente, pois pesam menos e o desgaste das unhas será ainda menor.

Vamos entender um pouco melhor como são as unhas dos cães. As unhas dos cachorros são vascularizadas até certo local, se caso for cortado neste ponto, o cão sentirá muita dor e em determinadas situações poderá ocorrer sangramento.

O recomendado é levar o cão num Pet shop para a realização do corte das unhas, normalmente quando o dono solicita a tosa higiênica, o corte das unhas já está incluso. Mas é importante questionar se as unhas do seu cachorro foram devidamente aparadas.

Pode optar-se também por lixar as unhas dos cachorros, mas será necessário o uso de uma lixa própria para cachorros e sempre lixá-las no sentido diagonal, fazendo um pequeno desgaste nas unhas. Lembre-se de não lixar de mais, pois poderá machucá-lo. Faça só o suficiente para a unha não incomodar ou machucar o seu cão.


Se caso você resolva cortá-las em casa, terá que adquirir um cortador de unhas especial para cães e tomar alguns cuidados. Uma dica é cortar as unhas dos pets logo após o banho, pois elas ficam mais flexíveis e malháveis. Os cães normalmente são sensíveis nos pés, então tenha calma e paciência com seu amigo.

Unhas caesAcompanhe as dicas a seguir na imagem ao lado:

A unha deve ser cortada abaixo do sabugo, sempre com um cortador apropriado para cães. Corte somente a pontinha, conforme a área pontilhada da imagem.

Se você cortar demais e houver sangramento, faça pressão no local durante alguns minutos, depois faça uma compressa ou curativo até o sangramento parar. Poderá deixar o curativo sobre o ferimento por aproximadamente um dia. Neste caso é  indicado levar o animal ao médico veterinário, assim ele analise a situação do seu cachorro e evitará infecções.

unhas cachorros