Apertar ou não a glândula adanal? 1


glandula-adanalNos artigos anteriores já falamos um pouco sobre a glândula adanal. O assunto abordado hoje é referente a apertar ou não a glândula. Queremos salientar que para a realização deste artigo foi consultado cinco médicos veterinários.

A glândula adanal pode se tornar um transtorno enorme para a vida dos cachorros que tem esse distúrbio, pois quando inflamam com frequência necessitam de muitos medicamentos para combater a infecção e inflamação, em estágios mais avançados.

Mas e ai, devemos apertar a glândula para evitar maiores problemas ou não?

Três, entre cinco dos veterinários consultados afirmam que Não devemos apertar. Eles sustentam a opinião que realizar manualmente o esvaziamento não é indicado, pois a glândula se habituará com esse procedimento manual.  Alguns desses veterinários aconselham a cirurgia para a remoção das glândulas, em casos mais graves.

Já os outros veterinários indicaram o esvaziamento manual, para cães que tem distúrbios com a glândula. Eles recomendam o procedimento a cada 15 dias antes do banho, com isso, o animal não sofrerá com a glândula inflamada, pois a mesma será “esvaziada” antes disso acontecer.


Quando a glândula não está inflamada, o cachorro não sente dor ao apertá-la. Já em caso de inflamação a dor é muito forte e o procedimento é dolorido para o cachorro.

Atenção

Queremos ressaltar que caso o seu cachorro não tenha nenhum problema com a glândula adanal, é indicado não mexer e não apertar. Alguns Pet shop costumam realizar o procedimento em todos os cachorros antes do banho, portanto, sempre pergunte ao banhista do seu Pet se eles fazem isso ou não.  Se o cachorro não tem esse distúrbio, não existe razão para criar um problema futuro

No caso do Hank Pequinês, a glândula só inflama se ele ficar muito tempo na grama. Após a descoberta da alergia a grama, os donos sempre ficam atentos a uma possível inflação, e antes que isso aconteça eles realizam o processo manual de esvaziamento. Leia mais sobre o assunto. Glândula Adanal –  Alergia a grama.

Jamais tente apertar sozinho a glândula adanal pela primeira vez. Em caso de inflamação sempre consulte um médico veterinário. No caso do Hank Pequinês, os proprietários foram treinados por um veterinário para realizarem esse procedimento da forma correta e indolor.

Apertar ou não?

Infelizmente não temos uma resposta definida para esse tema, pois conforme mencionado acima, as opiniões se dividem. Se você está na dúvida sobre a opinião do Vet do seu cachorro, vale a pena pesquisar outro veterinário e conversar um pouco sobre o assunto.

Destacamos que cada caso é diferente, portanto NUNCA tente resolver o problema sozinho.