Infelizmente, para os nossos amigos peludos, está chegando às festas de final de ano. Para nós humanos essa época significa família e amigos reunidos, mesa farta e alto astral. Para os animais de estimação o alto barulho dos fogos geram pânico, medo, um verdadeiro pesadelo, devido à queima de fogos de artifício.
Cães e gatos ouvem quatro vezes melhor que os humanos, por isso o som de rojões e fogos de artifício significa o começo de uma guerra para eles. O pânico desorienta o animal, que tende a correr desesperado e sem destino. Muitos animais fogem, se mutilam em grades e portões, quebram janelas e portas de vidro, brigam com outros cães até a morte, afogam-se em piscinas, enforcam-se nas próprias coleiras tentando fugir, podem sofrer paradas cardiorrespiratórias e ter convulsões.
Algumas dicas para proteger seu cachorro do barulho dos fogos:
- Acomode os animais dentro de casa, em lugar onde possam se sentir em segurança, com iluminação e se possível com música em volume alto.
- Se o cão é criado solto no pátio ou em canil, coloque uma coleira com uma placa de identificação; em caso de fuga, será mais fácil para quem achá-lo entrar em contato. Não o deixe preso na corrente, pode se enforcar tentando fugir.
- Ofereça alimentos leves, excesso de alimentos pode causar torção de estômago.
- Gatos devem ser presos à tardinha em ambiente com água e comida, forneça toquinhas para se esconder, podem ser compradas ou feitas com cobertores, edredons ou caixas de papelão.
- Tampões de ouvidos feitos com algodões podem ser colocados antes dos fogos e retirados logo após.
- Se necessário consulte um Médico veterinário, ele poderá indicar um sedativo, jamais utilize tranquilizantes por conta própria.
Uma dica que costuma funcionar é a seguinte: Alguns dias antes do ano novo acostumem os animais ao barulho, bata panelas, folha de zinco, comece aos poucos e vá aumentando o som de forma gradativa, mostrando para o cão que som alto não é sinônimo de perigo.
Nossa melhor dica: Use o dinheiro a ser gasto com fogos, com alguém mais necessitado. Faça o Natal de alguma família mais feliz.
Curta nossas dicas e BOAS FESTAS.
Créditos:
M.V Luciano Frozza