9 DE SETEMBRO- DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO


Algumas considerações necessárias:

No dia 09 de Setembro comoramos o dia do médico veterinário. A Medicina Veterinária, profissão oficializada no Brasil em 1918 e regulamentada em 1933, no dia 9 de setembro, data que ficou consagrada a categoria profissional, é considerada uma profissão bastante eclética, pois está, atualmente, inserida num abrangente contexto que envolve, além da prevenção e cura de afecções das diversas espécies animais, a produção e a inspeção de alimentos, defesa sanitária animal, saúde pública, ensino superior, pesquisa, extensão rural e a proteção da fauna.


Clínica de animais de estimação

A clínica de animais é hoje uma das inúmeras atribuições que esse profissional possui e uma das mais importantes, visto o valor que o animal de companhia adquiriu dentro da família.

Quem faz clínica e cirurgia precisa de profundo conhecimento da área e uma estrutura mínima exigida por lei, consultório, sala de preparo, sala de cirurgia, sala de recuperação cirúrgica e todos os equipamentos necessários a esse fim.

Trabalhar com clínica não é brincadeira, requer dedicação e muito estudo, não basta gostar de “bichinho”. Ser veterinário virou a profissão do momento, modinha, muito especulado pela mídia, que coloca só o lado bonito da profissão e esquece de falar da relação profissional-proprietário, jornada de trabalho, legislação sanitária e trabalhista, código de ética, honorários, e tantas outras questões. Com o crescente número de faculdades oferecendo o curso de Medicina Veterinária, a qualidade dos formandos caiu, despejam no mercado uma quantidade de profissionais mal preparados que se frustram e acabam se tornando lavadores e tosadores de cães e gatos.

Curso de Medicina Veterinária

Nos últimos anos ocorreu um grande aumento na oferta de cursos de medicina veterinária no Brasil. Atualmente, existem mais de 250 cursos no país, sendo a maioria deles particulares, tanto que até no site do Conselho Federal de Medicina Veterinária a listagem está desatualizada. A maior concentração de faculdades de veterinária está nas regiões Sudeste e Sul.

Esse aumento na oferta de vagas é preocupante, muitas destas faculdades não tem a estrutura mínima para o aprendizado, como sala de anatomia, hospital, laboratórios e corpo docente qualificado, e mesmo assim receberam autorização do Ministério da Educação para funcionar. Os conselhos nada fazem, lhes interessa é o aumento do número de pagantes de anuidade. E os nossos animais ficam à mercê da sorte.

Agradecimento

Aos colegas médicos veterinários que se dedicam aos seus pacientes, se atualizam para oferecer o melhor tratamento, elevam o nome da medicina veterinária; nossos mais sinceros parabéns. Seria difícil detalhar numa página todo o manancial de ações que o médico veterinário desenvolve em prol da sociedade, seja em entidades privadas, seja em instituições públicas, no ensino, na pesquisa, ou outros setores.

PARABÉNS MÉDICOS VETERINÁRIOS PELA PASSAGEM DO SEU DIA.

Agradeço a todas as palavras de carinho recebidas pessoalmente, por telefone ou mensagens que recebemos Isso nos motiva a trabalharmos com mais dedicação ainda.

Créditos

M.V Luciano Frozza

Clínica Veterinária Quatro Patas – Venâncio Aires/RS