Qual o valor para castrar um animal? 1


quanto custa castrarUma das cirurgias mais comuns na rotina veterinária é a orquiectómica (castração de macho) e a ovariohisterectomia (castração de fêmea). Esses procedimentos cirúrgicos são altamente benéficos aos animais de companhia. A castração diminuem o risco de câncer de mama e próstata, evitam o aparecimento de infecções reprodutivas,  gravidez indesejada, corrigem alterações comportamentais e melhoram a socialização entre os pets.

Fique atento

Muitas vezes nos questionam sobre os valores dos procedimentos de castração, porque “A” cobra mais que “B”. Cabe então a análise de algumas considerações:

  • Ambos os procedimento são cirúrgicos e necessitam de qualificação do profissional, tanto para a cirurgia, quanto para avaliação do estado geral do animal, como: Peso, idade, condição física, patologias presentes, pressão arterial, auscultação cardíaca e pulmonar, coloração de mucosas, apto ou não para a cirurgia.

  • É necessário selecionar o melhor protocolo anestésico para cada paciente. Não é uma receita de bolo. Há necessidade de profundo conhecimento do assunto por parte da equipe cirúrgica para evitar transtornos pré e pós-operatórios.

  • De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária só poderão realizar cirurgias estabelecimentos que reúnam toda estrutura necessária, como a sala de preparo do paciente, sala de cirurgia, sala de recuperação e sala de esterilização de materiais. Fora disso estão agindo fora da lei e passível de punição como perda do registro profissional. Somente estabelecimentos registrados como clínica ou hospital podem realizar cirurgias, está vedado a consultórios veterinários.

  • Os animais operados devem ser pré medicados antes, durante e após a cirurgia com antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios. Isso deve estar incluso no protocolo cirúrgico.

  • Informar-se sobre a analgesia a ser utilizada no seu animal de estimação. Não quer que seu Pet  sinta dor durante o procedimento, correto?

  • O animal operado deve retornar para troca de curativos e retirada da sutura. O paciente operado é acompanhado durante todo o período pós-operatório, até estar liberado pelo médico veterinário.


  • O material usado durante a castração é de extrema importância, assim como sua esterilização. Para cada tecido e fechamento há fios cirúrgicos específicos. Infelizmente ainda há estabelecimentos que usam fios não cirúrgicos e mal esterilizados, aumentando o risco de infecção e morte.

Atenção

Como viram, a qualidade do serviço influencia no preço da castração. Cabe a você decidir deixar seu animal aos cuidados de um serviço de qualidade ou a mercê de aventureiros que operam na mesma mesa que atenderam um cão com parvovirose ou cinomose. Se der certo, tudo bem. Mas se der errado, esse barato vai sair caro, e pode custar a vida do seu animal de estimação.

Leia mais: Processo Pré-operatório em cachorros. 

 

Créditos

Médico Veterinário

Luciano Frozza

Clínica Veterinária Quatro Patas
Venâncio Aires – Rio Grande do Sul


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

One thought on “Qual o valor para castrar um animal?