Processo pré-operatório


Queremos compartilhar com vocês, tudo sobre o processo cirúrgico do nosso cachorro. Muitos são os medos envolvidos em uma cirurgia. Sempre queremos o melhor para o nosso animal de estimação, por esse motivo, Hank teve que ser operado.  Hank Pequinês foi submetido a uma cirurgia de correção de hérnia umbilical e remoção dos testículos (castração). Vamos compartilhar com vocês todo o processo e a preparação pré-operatório.

Após muita conversa com o veterinário do Hank, chegamos à conclusão que a melhor opção seria a castração. Ele não foi castrado de filhote, pois queríamos muito um descente do Hank, pelo fato ser um padrão excelente da raça.  Aproveitando todo o processo cirúrgico, foi recomendado pelo veterinário, a remoção de uma pequena hérnia umbilical.

Exames

Antes de qualquer processo cirúrgico, é fundamental realizar todos os exames pré-operatório. Um dia antes da cirurgia, levamos Hank na clínica para coleta de sangue e realização do eletrocardiograma.  Esses exames devem ser feitos um dia antes ou no dia da cirurgia.  No caso do Hank Pequinês, optamos por realizar um dia antes do processo cirúrgico.

Os resultados dos exames ficaram prontos no mesmo dia, tudo deu certo e nenhuma alteração foi encontrada, portando, ele estava apto a cirurgia.  Para a realização dos exames, não foi necessário nenhum tipo de jejum.


Preparação

Após a liberação dos exames e o OK do veterinário, iniciou-se o processo do jejum.  Para o procedimento cirúrgico, foi necessário jejum de 12 horas de comida e 8 horas de água. Em relação a comida, foi muito tranquilo, ele nunca foi um cachorro guloso. Já sobre a água, ficou um pouco chateado, procurava o pote de água e ficava nos olhando, como se quisesse dizer: “cadê a minha água, eu quero”.

Dia da cirurgia

A cirurgia estava agendada para as 14h. Chegamos na clínica, com 2h de antecedência, conforme as indicações do veterinário.

Deixamos o Hank aos cuidados da clínica e fomos embora. Ficamos aguardando ansiosamente o contato do veterinário, para informações após a cirurgia. Em torno das 16h, entraram em contato informando que havia ocorrido tudo bem, e que dentro de algumas horas ele ganharia alta. Voltamos até a clínica e em torno das 19 horas, logo após recebeu alta.

Não foi nada fácil deixá-lo em uma clínica para ser operado, por mais que sabíamos que os exames estava tudo bem, que a equipe médica era excelente, mesmo assim o coração ficou muito apertado naquele dia.

O procedimento cirúrgico ocorreu tudo dentro do previsto. Na próxima postagem, vamos compartilhar com vocês, as primeiras horas e primeiros dias, após a cirurgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*