Não leve seu cão para passear sem coleira e guia 11


 

guiaTemos consciência da necessidade do passeio diário para todos os cães, principalmente para cachorros de apartamentos e casas com pouco espaço para os cães gastarem suas energias. Os cachorros precisam de uma caminhada diária ou um pequeno passeio, mas para isso os donos precisam aprender a praticar bons hábitos antes de levar seus cachorros para a rua e para perto de outras pessoas.

No dia a dia nos deparamos com situações complicadas e constrangedoras. Muitas vezes estamos caminhando, indo ao mercado, passeando com filhos ou até mesmo levando nossos amigos peludos para darem uma caminha, e do nada aparece aquele cachorro solto, o dono correndo atrás desesperado, gritando e o cão não ligando a mínima, quanto mais o dono grita, mais o cachorro foge e corre. O tema do artigo é justamente esse, um assunto polêmico, mas que merece muita atenção.

Por que não devemos levar nossos cachorros para passear sem a guia e a coleira?

Além de ser perigoso para as demais pessoas, pode ser arriscado para o próprio cão deixá-lo caminhando sem o auxílio da guia e coleira ou peitoral, confiando apenas no instinto. Claro que não estamos nos referindo aos cachorros devidamente adestrados e treinados ou cães que obedecem fielmente aos seus donos.

Já ouvimos vários relatos de pessoas que estavam segurando seu cão com guia e coleira e do nada apareceu outro cachorro solto e assim iniciou uma briga. Outro problema é quando um cachorro está solto e encontra uma criança brincando ou até mesmo algum adulto que tenha algum tipo de trauma com cães. A reação natural dessa pessoa será correr. E o que acontece quando um cão percebe que alguém está correndo? Claro, ele corre atrás. Perante isso os perigos são incalculáveis, não estamos falando apenas do animal morder a pessoa, mas de sofrer uma queda, tombo ou atropelamento.


A situação é mais séria do que possa parecer. Se o cachorro machucar alguém, o dono será o culpado e sofrerá com as consequências.  Devemos ter a consciência que não podemos simplesmente soltar nossos cachorros em qualquer lugar, ao menos que tenhamos 100% de confiança no cão. Muitas vezes vale o bom senso de cada dono, indiferentemente da confiança ou não.

Tamanho da guia

O comprimento adequado da guia não deve ultrapassar de um metro e meio, caso for maior que isso, o cão poderá pegar velocidade e escapar do dono. Podendo muitas vezes acabar se machucando, ferindo pessoas ou outros cães.

Não leve seu cão para passear sem a guia. Utilize também produtos adequados e com segurança no seu animal de estimação.

Confira: Existe alguma Lei que proíbe passear com os cachorros soltos? Saiba mais sobre o assunto.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

11 thoughts on “Não leve seu cão para passear sem coleira e guia

  • Cris k

    Concordo plenamente, acho que ninguém deve levar seu cachorro para passear sem a coleira e a guia…
    Uma vez fui mordida por um cachorro que estava solto, o dono do cachorro estava por perto, mas nao conseguiu segura-lo…
    depois daquele dia fico apavorada quando vejo um cachorro solto

  • Anônimo

    Aprendi da pior forma possível que não devo levar meu pequeno para passear com guia e coleira…
    certa tarde estava caminhando com ele solto do meu lado e apareceu outro cachorro que também estava solto com seu dono. Mas o outro cão simplesmente atacou o meu filho, tive que levá-lo a clinica veterinária ás pressas. Ele ficou todo machucado, tivemos até raspar a pelagem dele para realizar alguns pontos… 🙁

  • Brotheranimal

    Concordo plenamente!! Não vejo motivos para andar com um cão solto na rua! Tanto por respeito aos cães quanto por respeito às pessoas que estão no local! Existem espaços em parques, que são apropriados para cães soltos! Mesmo assim, verifique as regras destes parques para que não haja problemas!! Muito bom!! Parabéns pelo texto e pelas dicas!!

  • sandra mathilde grecco

    Gostaria de saber se em São Paulo,existe uma lei que obriga cães a sairem com seu dono na coleira com guia.Tenho problemas com uma senhora que sai com os cães soltos e nos enfrentamos por causa disso.Eu acho que é obrigatório e ela diz que faz com seus cães o que quiser.Aguardo resposta.Grata

  • visitante

    Olá. Li e adorei o artigo. Penso da mesma maneira. Aqui aonde moro, está ocorrendo uma mania de os donos soltarem seus cachorros. Por mais treinados que sejam, as pessoas (e eu me incluo nisso) ficamos acuados e muitas vezes temos de atravessar a rua para evitar transtornos. Tenho um cachorro e costumo passear com ele na guia. No entanto, já tive de várias vezes pegar meu cachorro no colo porque encontrei com outros cachorros soltos. Eu não sou treinador e nem sou preparado para agir em caso de brigas. Gostaria de saber se há alguma lei que proíbe passear com cachorros sem guia e caso tenha, como proceder. Preciso urgente. Obrigado!

    • gosto de animais mas nao idolatro

      ola
      isso deve ser em brasília, na asa norte. Existem gangues de “pais” de cachorros que insistem em andar em bandos com pelo menos 5 cachorros soltos. Hoje vai passar no DFTV reportagem sobre isso. Um bando de idolatradores de cachorros que fazem pais de verdade carregarem os filhos no colo enquanto cachorros estão soltos sem coleira.