Frutas indicadas para filhotes


Artigo em parceria com a Dra. Nathalia Breder, nutrologia animal.

Quando me perguntam quais as frutas que podem ser oferecida aos filhotes, sempre respondo da seguinte forma:  -Qualquer uma, mas jamais ofereça uva e carambola.

Recomendo começar com as frutas mais básicas, para adaptar o paladar o filhote, são elas: banana, maçã e pera. Após o período de adaptação, podemos introduzir melão, melancia, laranja e tangerina.

Quero ressaltar que as frutas cítricas são permitidas e não oferecem riscos.  Já as frutas como o mamão, manga e abacate , recomendo usar de vez em quando e em pequenas quantidades. São frutas que tem um alto valor calórico e também podem causar alterações nas fezes do cachorro, caso dadas com excesso.

Como fazer a adaptação?

Sempre recomendo usar apenas um tipo de fruta na semana do inicio da adaptação. Perante isso, serão poucas as alterações na flora intestinal bacteriana, além do paladar do filhote se adaptar aos poucos com o novo sabor.

Primeira semana: Banana

Segunda semana: Maçã

Terceira semana: Pera

Quarta semana: Melancia


Quinta semana: Melão

Sexta semana: Manga (2x na semana no máximo)

Sétima semana: Mamão (2x na semana no máximo)

Oitava semana: Laranja (3x na semana no máximo)

Com qual idade podemos começar a introdução de frutas?

A partir dos 50 dias de vida (sugestão).

Ofereça as frutas ao invés de petiscos artificiais, mesmo que eles tenham nomes como salada de frutas, tortinhas, bifinhos ou pão de queijo. Eles não são naturais, contém uma grande quantidade de conservantes e corantes.

 

Créditos

Dra. Nathalia Breder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *