Animais de estimação e fogos de artifício


Infelizmente, para os nossos amigos peludos, está chegando às festas de final de ano. Para nós humanos essa época significa família e amigos reunidos, mesa farta e alto astral. Para os animais de estimação o alto barulho dos fogos geram pânico, medo, um verdadeiro pesadelo, devido à queima de fogos de artifício.

Cães e gatos ouvem quatro vezes melhor que os humanos, por isso o som de rojões e fogos de artifício significa o começo de uma guerra para eles. O pânico desorienta o animal, que tende a correr desesperado e sem destino. Muitos animais fogem, se mutilam em grades e portões, quebram janelas e portas de vidro, brigam com outros cães até a morte, afogam-se em piscinas, enforcam-se nas próprias coleiras tentando fugir, podem sofrer paradas cardiorrespiratórias e ter convulsões.

Algumas dicas para proteger seu cachorro do barulho dos fogos:

  • Acomode os animais dentro de casa, em lugar onde possam se sentir em segurança, com iluminação e se possível com música em volume alto.
  • Se o cão é criado solto no pátio ou em canil, coloque uma coleira com uma placa de identificação; em caso de fuga, será mais fácil para quem achá-lo entrar em contato. Não o deixe preso na corrente, pode se enforcar tentando fugir.
  • Ofereça alimentos leves, excesso de alimentos pode causar torção de estômago.
  • Gatos devem ser presos à tardinha em ambiente com água e comida, forneça toquinhas para se esconder, podem ser compradas ou feitas com cobertores, edredons ou caixas de papelão.
  • Tampões de ouvidos feitos com algodões podem ser colocados antes dos fogos e retirados logo após.
  • Se necessário consulte um Médico veterinário, ele poderá indicar um sedativo, jamais utilize tranquilizantes por conta própria.

 

Uma dica que costuma funcionar é a seguinte: Alguns dias antes do ano novo acostumem os animais ao barulho, bata panelas, folha de zinco, comece aos poucos e vá aumentando o som de forma gradativa, mostrando para o cão que som alto não é sinônimo de perigo.


Nossa melhor dica: Use o dinheiro a ser gasto com fogos, com alguém mais necessitado. Faça o Natal de alguma família mais feliz.

Curta nossas dicas e BOAS FESTAS.

 

Créditos: 

M.V Luciano Frozza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *